Programa de Prevenção à Obesidade ganha reforço de educadores

Publicada em 23/05/2017 às 20:19

Vamos devolver cinco anos para esta geração? Este foi o convite que o titular da disciplina de endocrinologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), Francisco Homero D’Abronzo, propôs aos educadores das quatro Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) que, nesta terça-feira (23), conheceram o Programa de Prevenção à Obesidade.

Considerado o maior protagonista deste projeto que envolve ainda a Saúde, o Esporte e o Agronegócio, o gestor da Unidade de Educação, José Antonio Parimoschi, lembra que este é um trabalho bastante representativo e importante no modelo de gestão para a nossa rede, podendo servir de modelo para o Ministério da Educação, pois trará uma realidade hoje desconhecida. “É o que definimos como programa Nova Geração, ou seja, vamos inverter a ordem agindo antes, de forma preventiva. Mas para este programa vingar e servir de referência para o resto do Brasil é preciso o envolvimento de todos os educadores. Vocês são os multiplicadores que trabalham nesta mudança de estilo de vida das nossas crianças”, declara o gestor.

LEIA TAMBÉM
Gestor de Educação recebe vereadores e esclarece dúvidas
Escolas abrem programação da Semana Mundial do Brincar

Gestor de Educação, José Antônio Parimoschi, ressalta a importância do educador neste projeto

Como primeira ação, o programa começa no dia 29 de maio com o treinamento realizado pelos alunos da FMJ aos funcionários da saúde, educadores físicos, educadores e estagiários da Escola Superior de Educação Física (ESEF). Na ocasião serão passadas informações sobre a forma correta de medição e pesagem dos alunos.

Inicialmente, o programa deve envolver 1.101 alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das Escolas Professor Deodato Janski (Jardim Tarumã), Ivo de Bona (Parque Almerinda Chaves), Antônio Adelino Brandão (Morada das Vinhas) e Judith Almeida Arruda.

A primeira ação de medição e pesagem ocorre entre os dias 12, 13, 14 e 19 de junho. No dia 7 de agosto, será feita a aplicação do primeiro recordatório, uma espécie de diário alimentar. Já no dia 19 de agosto, uma atividade especial deve envolver as Unidades de Gestão de Esporte, Agronegócio, Cultura e Educação. Entre junho e dezembro, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer sugere aos educadores físicos que os alunos sejam estimulados à prática esportiva.

A tabulação e o diagnóstico de todos os dados coletados durante este período devem ser finalizados até dezembro, quando haverá a definição de ações efetivas que, como políticas públicas, serão ampliadas para outras unidades escolares.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/23/programa-de-prevencao-a-obesidade-ganha-reforco-de-educadores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original