Escolas municipais promovem atividades especiais na Semana Mundial do Brincar

Publicada em 18/05/2017 às 18:23

Com o tema “O Brincar que Encanta o Tempo”, ocorre entre segunda (21) e sexta-feira (28) a Semana Mundial do Brincar. A mobilização, difundida pela ONG Aliança pela Infância, visa sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância. Em Jundiaí, diversas escolas do Sistema Municipal de Ensino preparam atividades que envolverão os alunos, os pais e a comunidade.

Neste ano, a temática alerta para as pressões que muitas vezes recaem sobre as crianças, como a correria do dia a dia imposta, e que acabam atropelando seu desenvolvimento individual e único.

LEIA TAMBÉM
Escolas receberão o Programa de Prevenção da Obesidade

“É importante que seja preservado o tempo de brincar da criança. É por meio da brincadeira que ela conhece a si mesmo, o outro e o mundo. O brincar é a essência da infância. Essa semana, nos convida a refletir sobre isso”, ressalta a diretora do Departamento de Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação, Selma Nascimento Vilas Boas.

Segundo ela, todas as escolas do sistema valorizam o brincar na infância, dedicando nas rotinas diárias um tempo para brincadeira. “Também temos falado muito com as famílias sobre as brincadeiras que permitem o contato com a natureza, sobre a importância de levar as crianças aos parques e aos espaços que temos no município, e sobre os brinquedos não estruturados, que ajudam na criatividade. Na próxima semana, para ressaltar ainda mais estas questões, a maioria das Emebs terá programação especial”, destaca.

Algumas atividades
Durante toda a semana, alunos das Emebs Antonio Loureiro e Professora Helena Meirelles Maia Torres, na Vila Helena, participarão de uma interação na quadra compartilhada das unidades. Além de brincadeiras diversas e rodas de conversa, serão realizadas apresentações de tecido acrobático, contação de histórias, rodas de músicas e brincadeiras com brinquedos não estruturados.

Nos dias 23, 24 e 25, a Emeb Alvarina Barbosa Martins, no Jardim Bonfiglioli, levará os alunos do berçário e dos grupos 1, 2 e 3 para assistir a programação teatral do Sesc Jundiaí, voltada aos bebês.

A Emeb Professora Arcina Nogueira Barboza, na Vila Ana, vai promover, dia 24, brincadeiras na rua. A atividade ocorrerá das 9h às 10h. Na escola Professor Owen Zilio, no Jardim Martins, ocorrerá, dia 23, uma sessão noturna de cinema para os pais. O filme exibido será “Tarja Branca”.

Alunos da Emeb Assumpta Segantim Negri, na Vila Alvorada, farão dia 25 um passeio no entorno da escola. Já as Emebs Paulo Gonçalves de Mello e Pier Angela realizam, juntamente com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, brincadeiras no parque do Jardim do Lago, no dia 24, no período da tarde.

Nas demais escolas do Sistema Municipal de Ensino estão previstas atividades como resgate de brincadeiras antigas, oficinas de brinquedos e eventos com os pais.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/18/escolas-municipais-promovem-atividades-especiais-na-semana-mundial-do-brincar/
Leia mais sobre ,