Palestra oferece orientações a cuidadores de pessoas com Alzheimer

Publicada em 17/05/2017 às 19:35

Jundiaí conta com a sub-regional da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer), que realiza mensalmente uma reunião, na Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), com objetivo de apoiar o grupo de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar estas pessoas.

Neste sábado (20), às 9h, ocorre a reunião com o médico e geriatra José Eduardo Martinelli. Na oportunidade ele falará sobre Depressão e Demência. Não é necessária inscrição prévia e não há cobrança de taxa dos participantes.

LEIA TAMBÉM
Em 120 dias, Saúde liquida 80% da dívida de mais de R$ 22 milhões

Segundo o geriatra e professor da FMJ, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. Há diversos fatores de risco e proteção para a doença de Alzheimer com estudos recentes e relevantes. A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo.

De acordo com a Abraz, a doença de Alzheimer é responsável por 70% dos casos de demências e se caracteriza pela perda progressiva das funções cognitivas, entre elas: memória, linguagem, orientação espacial, alterações de comportamento afetivo e social. A evolução nos casos de demência leva ao comprometimento ocupacional e/ou social do indivíduo, aumentando cada vez mais sua dependência. O diagnóstico precoce pode promover melhoria na qualidade de vida do doente e refrear o avanço dos sintomas mais graves.

Assessoria de Imprensa FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/05/17/palestra-oferece-orientacoes-a-cuidadores-de-pessoas-com-alzheimer/