Vila Ana recebe últimas unidades do programa de reurbanização

Publicada em 29/04/2017 às 14:37

Os últimos 21 apartamentos do programa de reurbanização da Vila Ana foram entregues na manhã deste sábado (29) às famílias que, a partir de agora, passam a ter uma residência própria. Com a entrega, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), conclui o processo que começou em 2007 com a assinatura do contrato entre a entidade e a Caixa Econômica Federal, que financiou parte do empreendimento.

Os 21 novos proprietários receberam o manual e o termo de uso das mãos do prefeito Luiz Fernando Machado e da presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Vanessa Machado. O chefe do Executivo destacou a evolução do bairro e ressaltou a importância de acabar com as submoradias na cidade. “Há dez anos, as famílias viviam aqui em condições muito ruins. É uma grande alegria participar deste momento, que só foi possível graças à atuação de todos os prefeitos que comandaram a cidade ao longo dos últimos dez anos”, pontuou.


Prefeito ressaltou objetivo de priorizar famílias com renda de até três salários mínimos nos programas habitacionais

Na ocasião, o prefeito voltou a afirmar que a política habitacional de seu governo vai priorizar famílias com renda de até três salários mínimos, que são as que mais precisam de apoio para adquirir um imóvel próprio. “Todos têm direito à uma vida digna e isso começa pelas condições de moradia. A Fumas vai trabalhar intensamente para garantir que este sonho realizado aqui hoje seja acessível para o maior número de pessoas possível”, afirmou Luiz Fernando.

A superintendente da Fumas, Solange Marques, destacou a participação de toda a comunidade na conquista das moradias. “Ao longo dos últimos dez anos, algumas dificuldades, inclusive legais, foram superadas para que este empreendimento fosse viabilizado e a participação dos moradores no processo foi fundamental”, disse.

Com um sorriso estampado no rosto, a nova moradora do local Estela Rodrigues de Lima fez questão de abrir as portas do seu apartamento para as autoridades presentes à cerimônia. “É uma felicidade muito grande ter uma casa que a gente pode chamar de nossa. Poder dar uma melhor condição de moradia para minha família não tem preço”, disse Estela, bastante emocionada.

Superintendente da Fumas destacou a participação da comunidade no processo

Também participaram da cerimônia de entrega o vice-prefeito Dr. Pacheco, os gestores José Antônio Parimoschi (Governo e Finanças), Oswaldo Fernandes (Educação), Nádia Taffarello (Assistência e Desenvolvimento Social), a ex-primeira-dama Marialice Fossen, o deputado federal Miguel Haddad, além de outras autoridades e representantes da comunidade.

Recursos
O empreendimento foi possível a partir de uma parceria entre o Ministério das Cidades/Caixa e a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), convênio este iniciado em 2007, quando começaram a ser pleiteados os primeiros recursos para as obras. A primeira entrega foi feita em 2011, com a construção de 36 apartamentos. Depois, em 2015 foram mais 87 unidades e neste sábado foi a vez de atender as últimas 21 famílias.

O total de investimentos nas 144 unidades habitacionais foi de R$ 11.344.761,28, sendo o maior valor pago pela Prefeitura de Jundiaí, que direcionou R$ 7 milhões para a concretização do sonho dessas famílias. Os apartamentos possuem 54m² de área útil em piso cerâmico, dois dormitórios, cozinha, banheiro, lavanderia e uma vaga na garagem. Além de realizar todo o trabalho social de acompanhamento destas famílias, a Fumas também promoveu cursos para facilitar a rotina dos moradores a partir da mudança para o novo lar.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/29/prefeitura-entrega-ultimos-apartamentos-do-programa-de-reurbanizacao-da-vila-ana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original