Nova fase da vacinação da Influenza teve início nesta segunda (24)

Publicada em 24/04/2017 às 19:40

Chegou a vez das gestantes (em qualquer período gestacional), puérperas (até 45 dias após o parto) e crianças de seis meses a quatro anos serem imunizadas contra a Influenza. O novo grupo de cobertura começou a receber a vacina nesta segunda-feira (24), de acordo com calendário estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.

Para este público, a expectativa da Unidade de Gestão em Promoção da Saúde (UGPS) é imunizar 4.054 gestantes, 21.392 crianças e 666 puérperas. Segundo Maria do Carmo Possidente, enfermeira da Vigilância Epidemiológica, além do impacto epidemiológico, novos estudos mostram que o vírus Influenza está relacionado a uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas. “Portanto, ao tomar a vacina, você não apenas se protege da gripe, mas evita quadros mais graves relacionados com hospitalização e morte”. Outro ponto é de importância social, já que, ao tomar a vacina, a pessoa diminui a circulação do agente infeccioso e evita que ele seja transmitido ao redor.

LEIA TAMBÉM
Promoção da Saúde imuniza 1.731 pessoas contra febre amarela

O novo grupo de cobertura começou a receber a vacina nesta segunda-feira (24)

As doses das vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia de Saúde da Família (ESF), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. É necessário apresentar a carteira de vacinação ou um documento com foto.

Balanço
Maria do Carmo lembra que a vacinação continua para os demais grupos considerados de risco (idosos e profissionais de saúde). A meta da UGPS é imunizar até o fim da campanha, que prossegue até 26 de maio, 90% de cada um dos grupos.

Neste sentido, de acordo com o último balanço realizado em Jundiaí, foram aplicadas 649 doses em trabalhadores da saúde, o que representa uma cobertura de 6,99% e 9.190 doses em idosos e cobertura de 18,26%.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/24/nova-fase-da-vacinacao-da-influenza-teve-inicio-nesta-segunda-24/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original