Segurança Municipal intensifica o patrulhamento comunitário

Publicada em 18/04/2017 às 18:53

A presença da Guarda Municipal (GM) nos bairros tem sido constante nos últimos meses, por meio do Patrulhamento Comunitário, fazendo valer na prática a importância da filosofia do policiamento orientado à solução de problemas – Posp, a partir da maior proximidade com a comunidade; na mediação de conflitos; e mobilização social. Essa filosofia traz uma característica mais humana ao profissional da GM e não apenas um número de telefone para o registro de chamadas e a estrutura oferecida para atender as mais variadas demandas.

Para isso, o gestor da Unidade de Segurança Municipal, Paulo Sergio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), realiza um amplo trabalho sistemático, planejado e detalhado.“Os guardas municipais são agentes importantes na esfera da segurança pública, destacando-se a participação e legitimidade de sua atuação, considerando-se o que lhes compete na vigilância permanente dos bens e instalações do município, as integridades física e moral da comunidade. A sensação de segurança deve estar em todos os bairros, para cada comerciante em cada família, dentro de suas respectivas residências”, enfatizou Jacó.

LEIA TAMBÉM
PEV do Almerinda Chaves será transformado em Ecoponto

Sempre atentos: equipes percorrem os mais variados bairros da cidade

De acordo com ele, a segurança municipal é difundida por meio de ações educativas, preventivas e de defesa da cidadania, um dos maiores objetivos da atual Administração, que hoje defende um novo modelo de atuação. “Por meio do diálogo permanente com a população, busca-se construir um relacionamento de confiança entre a comunidade e a Corporação, centrando esforços no desenvolvimento de ações de prevenção, graças principalmente ao trabalho da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, e o Patrulhamento Comunitário”, ressalta o gestor de Segurança Municipal.

Elenir e Iraci concordam que a sensação de segurança se faz presente com os agentes nas ruas

Reconhecimento
A cada nova ação o Patrulhamento Comunitário conquista mais e mais a aprovação da população jundiaiense. Para Elenir Dias da Cruz, moradora no Jardim Salles, “hoje tudo mudou! Sou mãe de duas crianças e preocupo-me muito com a segurança. Antes víamos alunos brigando na porta da escola, pichação, furtos. Agora, sim, temos Patrulhamento Comunitário com a Guarda Municipal todos os dias nas ruas, é mais segurança. Repito com satisfação e agradeço: hoje tudo mudou!”

Iraci Camilo Gomes já morou na Vila Marlene, tem a filha estudando no bairro Santa Gertrudes e agora reside no Vianelo. “Sinto muita proteção com a presença da GM realizando o Patrulhamento Comunitário. Espero que seja ampliado, inclusive nos finais de semana. Sentir-se mais seguro é sempre muito bom.”

Já a comerciante Sônia Sousa Silva, moradora na Vila Marlene há 24 anos, declara que a presença da Guarda na rotina diária do bairro é muito importante. “Quando temos alguma festa ou evento no bairro a circulação de pessoas estranhas ao nosso convívio é muito grande, e preocupante. Contar com a Guarda Municipal nos traz a sensação de segurança, é sempre bem-vinda.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/18/seguranca-municipal-reforca-e-intensifica-o-patrulhamento-comunitario/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original