Corte de árvore do Solar do Barão é autorizado após análise

Publicada em 11/04/2017 às 18:36

Nesta quarta-feira (12), a mangueira de 90 anos do Museu Solar do Barão terá de ser cortada. Após testes realizados na árvore, como tomografia e teste de resistência, ela foi diagnosticada com risco iminente, tornando-se, inclusive, uma ameaça à segurança física dos visitantes.

Mangueira oferece risco à segurança dos funcionários e visitantes do jardim

A empresa Pd Instrumentos, responsável pela realização dos testes na mangueira, ofereceu o serviço para o Museu de forma gratuita após se sensibilizar com a situação da árvore que, ao passar por limpeza e poda técnica, revelou uma cavidade de aproximadamente 1,75 metro de altura que comprometeu 47% de sua massa total. A árvore estava sendo monitorada desde janeiro deste ano.

Os funcionários do Solar do Barão solicitaram apoio da Prefeitura, do pessoal de parques e jardins, Jardim Botânico e da Unidade de Gestão de Cultura para fazer testes mais conclusivos na tentativa de salvar a Mangueira, mas o diagnóstico definiu que a árvore está profundamente contaminada, possui infestação de fungos e partes em decomposição.

Segundo o diretor do Departamento de Museus, Paulo Vicentini, todo o possível foi feito para tentar salvar a árvore. “Nós, que trabalhamos no Solar do Barão, temos uma relação muito próxima com a mangueira e é triste saber que ela vai ter que ser cortada. No entanto, de acordo com o protocolo de segurança da Prefeitura, não podemos mantê-la e colocar em risco os funcionários e visitantes”, declarou.

Ainda segundo o Diretor, o jardim estava bastante deteriorado, desorganizado e abandonado. “Vamos estudar e analisar medidas específicas para preservar o jardim e faremos todo o possível para mantê-lo sempre bem cuidado”, concluiu.

Revitalização
Cerca de 1.800 metros quadrados do Museu estão passando por revitalização, que contempla o jardim e todos os canteiros. Mesmo com o atraso de 30 dias nas obras por conta da análise da mangueira, a previsão é de que o Solar do Barão seja aberto novamente para o público na segunda quinzena de maio. O jardim espera, após reabertura, um fluxo de visitantes de mais de mil pessoas por dia, somente por meio da entrada da rua lateral do Museu Solar do Barão.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/11/corte-de-arvore-do-museu-e-autorizado-apos-analise/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original