Defesa Civil encerra Operação Verão e já se prepara para a Estiagem

Publicada em 03/04/2017 às 18:34

Nem o grande volume das “águas de março” foi capaz de provocar situações em que a Defesa Civil de Jundiaí não pudesse obter bons resultados em suas ações. Nessa sexta-feira (31), o órgão encerrou a Operação Verão 2016/17, iniciada em 1º de dezembro de 2016 e já emitiu seu relatório técnico, onde registra bons resultados, comparados à operação anterior, conforme avaliação de seu coordenador, o coronel-PM Mauro Minoro Takara.

Coronel Minoro: “Temos a expectativa de resultados ainda melhores nas próximas operações”

Os trabalhos seguem agora para nova etapa, voltados para a prevenção de incêndios em vegetações, a chamada Operação Estiagem 2017. Antes, porém, no dia 18 de maio a equipe técnica da Defesa Civil de Jundiaí participa da Oficina de Preparação para essa operação, em Campinas.

O coronel Minoro explica que, apesar de, em alguns meses durante a Operação ter chovido acima da média histórica da cidade, o número de chamados ao órgão foi reduzido em quase 70%.

“No ano passado, a Defesa Civil de Jundiaí recebeu e atendeu 499 chamados durante a Operação Verão. Já neste ano, o número caiu para 162, o que significa a redução de 67,53%. E esperamos que os resultados da próxima Operação Verão sejam ainda melhores”, explica.

Outro destaque registrado no relatório técnico da Operação Verão dá conta também da redução dos números de interdições e de pessoas desalojadas por causa de inundações em suas casas. Foram 85 interdições no ano passado, com 171 pessoas desalojadas, contra três interdições neste ano, com 17 pessoas que tiveram de deixar a moradia temporariamente.

Os bairros que registraram deslizamentos de terra, por causa das chuvas, durante esse período, também foram em menor número do que no ano anterior. 51 contra 12.

Força Tarefa
O mesmo decreto municipal que instituiu a Operação Verão também criou a Força Tarefa Intersecretarial. Composta por várias unidades de gestão da Prefeitura, a Força Tarefa se configurou na metodologia para o desenvolvimento das ações da operação.

“Não podemos deixar de manifestar os elogios pelo profissionalismo dos componentes da Força Tarefa Intersecretarial, que sempre esteve preparada para o atendimento às emergências, em virtude das chuvas e ventos do período”, disse coronel Minoro. “O desafio foi grande, mas superado, já que não podemos esquecer que todos foram empossados no serviço público no dia 1º de janeiro, início do novo governo municipal”, completou.

Ações educativas
Não só as vistorias técnicas fizeram parte das ações da Defesa Civil, durante a Operação Verão. Duas palestras educativas, destinadas aos moradores de dois bairros daqueles classificados como de risco (Jardim Novo Horizonte e Jardim das Tulipas) foram realizadas.

As palestras foram proferidas pelo engenheiro voluntário Sérgio Barreto Miranda e contou com a participação de mais de 80 moradores.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/04/03/defesa-civil-encerra-operacao-verao-e-ja-se-prepara-para-a-estiagem/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original