Dia da Síndrome de Down provoca reflexão contra o preconceito

Publicada em 21/03/2017 às 19:22

Presidente da Bem-Te-Vi: atividade tem o objetivo de levantar reflexão contra o preconceito

O “Dia Internacional da Síndrome de Down”, comemorado nesta terça-feira (21), reuniu assistidos da entidade Bem-Te-Vi, no Complexo Esportivo Doutor Nicolino de Lucca, o “Bolão”, para uma atividade que proporcionou a reflexão sobre a data.

LEIA TAMBÉM
Criju completa nove anos de atividades

A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).

Com cartazes nas mãos, as crianças e os jovens atendidos pela “Bem-Te-Vi” apresentaram mensagens com ênfase para a inclusão e a quebra de preconceitos. “Faltam esclarecimentos para a sociedade de que as pessoas com a Síndrome de Down têm total condição de se desenvolver”, afirmou o presidente da entidade, Marcel Ferrari.

De acordo com Marcel, a Bem-Te-Vi atende, hoje, 111 pessoas com Síndrome de Down. Mesmo consciente da importância do papel fundamental da sociedade na inclusão, o presidente da Bem-Te-Vi também reconhece os avanços recentes. “A Lei Brasileira de Inclusão avança na cidadania das pessoas com deficiência ao tratar de questões relacionadas à acessibilidade, à educação e ao trabalho”.

Também estiveram presentes à ação o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Esporte e Lazer, Luiz Trientini, e o diretor do Peama, César Munir. “O esporte mostra o que a pessoa com deficiência é capaz, além de fortalecer essa luta pela democracia e quebrar a barreiras do preconceito”, comentou o prefeito, ao enfatizar o papel da Prefeitura e do Peama em favor da inclusão.

Desde o início da gestão, de acordo com César, foi possível atender 20% das pessoas que aguardavam em lista de espera para participar das atividades do Peama.

Exposição
No período da tarde, já no Paço Municipal, outro evento marcou a data, a abertura de uma exposição fotográfica, organizada com as imagens de 20 crianças com Síndrome de Down. A exposição é uma iniciativa da fotógrafa Victória Torragoça, moradora de Jundiaí.

“Sempre tive a vontade de fazer um trabalho para chamar a atenção da sociedade para essas crianças”, comentou a fotógrafa. “Usamos o Jardim Botânico como cenário para retratar a beleza e alegria delas”, acrescentou.

O trabalho ficará exposto para visitação até esta sexta-feira (24), no andar térreo do Paço.

Exposição, no Paço Municipal, foi organizada com fotos de crianças com Síndrome de Down

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/21/dia-da-sindrome-de-down-provoca-reflexao-contra-o-preconceito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original