Defesa Civil descarta mais de 200 quilos de material inservível

Publicada em 13/03/2017 às 17:23

Mais de 200 quilos de material inservível foram descartados e triturados

A Defesa Civil de Jundiaí descartou e triturou mais de 200 quilos de material inservível que era mantido no setor, desde os últimos anos.

O descarte é resultado da implementação do Programa 5S, iniciado na sexta-feira (3) e que tem como objetivos gerais a melhoria da qualidade de vida e da produtividade, prevenção de acidentes, redução de custos e até mesmo a melhoria do moral das pessoas.

De acordo com o coordenador do órgão, o coronel Mauro Minoro, esse programa, de autoria do engenheiro Kaoru Ishikawa, se consagrou dentre as empresas japonesas, na década de 50 e, até hoje, é seguido pelo mundo todo e de diversas formas.

Agora, próximo aos servidores, somente material de uso frequente

“Seja uma empresa, seja um de seus setores, seja nossa casa ou nossa escola, em qualquer lugar é possível implementar o programa. Os resultados são impressionantes e aqui na Defesa Civil já estamos usufruindo de um melhor ambiente físico para o nosso trabalho”, disse Minoro.

Os cinco Ss
Pela coincidência de todos os sensos utilizados no programa se iniciarem com a letra S, o engenheiro Ishikawa escolheu o nome 5S. O primeiro S é da palavra japonesa Seiri, e se refere ao senso de utilidade, ou seja, separar as coisas úteis das inúteis. O segundo, vem de Seiton, ou ordenação, na língua portuguesa, e preconiza que cada coisa deve ser mantida em seu lugar correto. Seiso é o senso de limpeza e Seiketsu, o de saúde. O quinto S, Shitsuke, se refere ao senso de autodisciplina, visando que as pessoas ajam de acordo com determinados padrões ou princípios relacionados ao bom trabalho.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/13/defesa-civil-descarta-mais-de-200-quilos-de-material-inservivel/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original