Museu Histórico será revitalizado com foco ‘popular’

Publicada em 02/03/2017 às 15:52

Em linha com a proposta da nova gestão de Cultura, o Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão passará por um processo de revitalização e terá foco “popular”, conforme afirma o diretor Paulo Vicentini. “Vamos seguir os parâmetros que, comprovadamente, se mostraram eficientes. O museu já recebeu uma média de 250 mil visitas por ano, entre 1996 a 2003”, disse.

Objetivo é resgatar visitação com foco em exposições populares, explicou Vicentini

Segundo o diretor, a ideia é transformar o museu em um centro de expressão e reflexão da cidade e, desta forma, representar todas as classes. “Vamos retomar o trabalho educacional que sempre alimentou a visitação do espaço. Nosso objetivo é oferecer serviços de qualidade e conhecimento, além de aprender com os visitantes e entender as suas necessidades”, afirmou Vicentini.

Ele explicou que já existe um estudo feito por pesquisadores e historiadores que servirá de base para montagem das próximas exposições, que serão de curta e média duração. “Nesse novo modelo não há mais espaço para exposições permanentes. A variedade e qualidade das exposições é um anseio da população e isso será atendido. Um museu só se torna importante quando expressa o que a sociedade almeja”, ressalta.

Sobre a infraestrutura, o diretor informou que o prédio passa atualmente por perícias técnicas e somente após a conclusão dos laudos é que terão início os reparos. “Recebemos o prédio com 38 pontos de infiltração de água e pelo menos quatro locais de movimentação de taipas, só para citar dois exemplos”, comentou.

Em relação à pichação na parede do imóvel esta semana, o reparo também fará parte dessa programação que terá início após o fim das perícias. Na manhã desta quinta-feira (2), uma placa foi colocada na calçada do museu destacando que o local é um patrimônio histórico público que pertence à população, ou seja, pichá-lo significa depredar um bem que é de todos. “Nossa intenção com a placa não é criar polêmica, mas apenas dar uma satisfação à população”, garantiu Vicentini.

O auxiliar Wesley Ramos aprovou a colocação da placa destacando a importância do museu

O auxiliar de escritório Wesley Ramos, de 20 anos, que passava pela Centro no exato momento em que a placa era colocada, aprovou a ideia. “O que fizeram com o museu (a pichação) é um absurdo. Há várias formas de se expressar e acredito que danificar um patrimônio público não seja a melhor delas”, defendeu.

História
O Solar do Barão já recebeu algumas das exposições mais importantes do mundo cultural. Uma das mais marcantes, segundo Vicentini, reunia trabalhos de Cândido Portinari, um dos maiores artistas brasileiros. “As filas para conferir a exposição ocupavam um grande espaço na rua Barão de Jundiaí. Foi um grande sucesso”, lembrou.

O diretor citou, ainda, a exposição “Hoje é Ensaio”, sobre a greve da Cia Paulista em 1906, e a mostra “Triângulos Roxos”, sobre vítimas esquecidas do Nazismo, como dois outros sucessos de público. “Chegamos a bater recorde de visitação naquela época. É isso que queremos trazer de volta”, afirmou.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. O telefone é (11) 4521-6259.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/02/museu-historico-sera-revitalizado-e-tera-foco-popular/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original