Alunos descobrem oportunidades no Fundo Social

Publicada em 01/03/2017 às 15:42

O aroma de pão fresquinho na cozinha escola do Fundo Social de Solidariedade (Funss) mostra que o ingrediente principal para a recolocação no mercado de trabalho é a qualificação profissional. De olho neste filão, 20 alunos participam do curso de Padaria Artesanal, oferecido de graça em parceria com o Centro Paula Souza. A auxiliar administrativa Marlene Melo Bastos, desempregada há quatro meses, faz parte do grupo. “Eu sempre gostei de cozinhar. No entanto, as minhas receitas sempre foram com base na internet. Agora, aprendendo a técnica, acredito que conseguirei reforçar o orçamento de casa com a produção e venda de pães”, disse.

Quem também está feliz com a oportunidade é a Gleicemar Rodrigues Lima. A jovem, de 18 anos, estava na lista de espera e conseguiu uma vaga após a desistência de um outro aluno: “Fiquei muito contente porque tenho uma filha de oito meses, que precisa dos meus cuidados integralmente. A possibilidade de trabalhar em casa é ideal para eu conciliar tudo”. Depois de fazer o curso de Auxiliar de Cozinha, no mês de janeiro, Reginaldo Chamba não perdeu tempo e garantiu a vaga para aprender a fazer pães. Aposentado, ele conta que cozinhar se tornou um hobby e já pensa em agradar a família com as novas receitas. “Lá em casa, adoro inventar pratos. Quando vi que abriria uma nova turma, não pensei duas vezes”.

O curso de Padaria Artesanal é oferecido de graça pelo Funss, em parceria com o Centro Paula Souza.

O curso de Padaria Artesanal acontece às segundas e quartas-feiras, na sede do Fundo Social. O conteúdo teórico das apostilas é colocado em prática a cada aula e, de acordo com o professor, proporciona conhecimentos básicos para a produção de pães, doces e salgados. “Os alunos aprendem aqui desde os diferentes tipos de ingredientes e o preparo das massas até a modelagem para o desenvolvimento do produto”, explicou Gerson Camargo.

Oportunidade para todos
Os cursos oferecidos em parceria com o Centro Paula Souza são rápidos, o que permite a abertura de novas vagas e modalidades ao longo do ano todo. “Nossa proposta é disponibilizar ferramentas para a rápida geração de renda, bem como o aperfeiçoamento e a especialização para aqueles que buscam uma chance no mercado de trabalho”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Vanessa Machado. Para participar das próximas turmas, é preciso ter 16 anos ou mais, ensino fundamental completo e residir em Jundiaí.

O Fundo Social de Solidariedade fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 3, Anhangabaú. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações pelos telefones (11) 4521-2929, 4521-2762 ou 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/03/01/alunos-descobrem-oportunidades-no-fundo-social/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original