Defesa Civil de Jundiaí inicia série de palestras educativas nos bairros

Publicada em 18/01/2017 às 17:30

A Coordenadoria de Defesa Civil de Jundiaí inicia, no domingo (29), uma série de palestras educativas, sobre a prevenção de acidentes por inundação e deslizamento de terras. Vários bairros, principalmente aqueles considerados como áreas de risco ou com histórico de inundações ou deslizamentos de terra, receberão os representantes do órgão.

A primeira palestra educativa será realizada às 10h30 do domingo (29), com a população do Jardim Novo Horizonte, onde há registros de casos de inundações. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o coronel PM Mauro Minoro Takara, essa ação faz parte do projeto em execução, voltado para esta época das águas.

O objetivo das palestras é preparar os participantes para vistorias em suas próprias moradias

“Estamos executando várias ações preventivas nessa época do ano, que, somadas, traduzem os trabalhos da Operação Verão 2016/17. Internamente, já estamos trabalhando sob o sistema da transversalidade, ou seja, aquele que envolve diversas unidades de gestão, como as de Serviços Municipais, Assistência e Desenvolvimento Social, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), DAE S/A, dentre outras. E, externamente, além das vistorias técnicas e trabalhos de manutenção e limpeza, estamos iniciando as palestras educativas junto à população de bairros específicos. Aqui, o objetivo é mostrar aos participantes a necessidade da mudança de hábitos para reduzir os riscos originados pelos movimentos de terra e inundações”, explicou Minoro.

Voluntariado
O coronel Minoro destaca que as palestras estarão sob a responsabilidade de um engenheiro voluntário, sempre acompanhado por representantes de membros da Defesa Civil.

“Recebemos a oferta desse trabalho do voluntário Sérgio Barreto Miranda, que, além de engenheiro civil, é especializado em geotecnia, ramo da engenharia que trata de projetos ou construção de obras que dependam do comportamento dos solos ou rochas. Recebemos também o apoio logístico da assessoria de vereadores, no que se refere à divulgação do evento, à formação de turmas, à definição de locais em cada bairro, entre outras questões”, completou o coordenador.

Necessidade
O objetivo das palestras, conforme explicou o coronel Minoro, é exclusivamente preparar os participantes para vistorias em suas próprias moradias, suprindo, assim, uma necessidade do município.

“Cada morador não precisa esperar só por uma vistoria técnica da Defesa Civil para saber se está ou não exposto a riscos. Ele pode, sim, de tempo em tempo e, principalmente nessa época das águas, vistoriar seu imóvel e observar, por exemplo, se há rachaduras nas paredes ou no chão; verificar se as portas e janelas ficaram emperradas depois das fortes chuvas; olhar em seu entorno para ver se há árvores ou postes que ficaram inclinados; olhar também se canos com água de chuva ou de esgoto provocaram ou não infiltrações em seu terreno ou nas encostas, etc. Tudo isso vamos ensinar aos moradores e de um jeito muito simples e rápido. Outros aspectos que também se referem ao comportamento das pessoas serão enfatizados”, explicou Minoro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2017/01/18/defesa-civil-inicia-serie-de-palestras-educativas-nos-bairros/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original