Complexo Fepasa abre mostra fotográfica de idosos ‘Revelando Histórias’

Publicada em 27/09/2016 às 17:29

Mostra revela olhares de idosos por idosos

Mostra revela olhares de idosos por idosos

O saguão de entrada do Poupatempo, no Complexo Fepasa, recebe nesta quarta-feira (28), às 10h, a abertura oficial da mostra “Revelando Histórias”, produzida com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola municipal Emeb Carlos Foot Guimarães, do bairro Santa Gertrudes. O evento integra as atividades estendidas da 19ª Semana do Idoso. A exposição pode ser vista até 7 de outubro.

A abertura ocorre no mesmo dia em que, a partir das 13h, a UBS Rio Acima promove um grande evento voltado para os idosos daquela região rural.

Nos retratos da exposição, feitos pelos alunos adultos e idosos, as 20 imagens ampliadas buscaram enquadrar a ideia da cultura da paz e todos atuaram ao mesmo tempo como fotógrafos e modelos. A abertura vai contar com a professora dessa turma do EJA, Dinalva Nolacio; com a diretora da escola, Raquel Elisabete Oliveira Santos; com os secretários de Educação, José Renato Polli; e de Cultura, Jean Camoleze; com a primeira-dama e presidente do Fundo de Solidariedade de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi; e com a titular da Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori.

Gestores, técnicos e idosos envolvidos no projeto

Gestores, técnicos e idosos envolvidos no projeto

O Poupatempo integra a parte central do Complexo Fepasa com acesso pedestre ou por ônibus no número 1.760 da avenida União dos Ferroviários, na altura da rua São Bento, e acesso de veículos mais adiante no sentido Vila Arens-Ponte de Campinas, na altura da rua Abolição. A visita, gratuita, ocorre das 9h às 18h de segunda a sexta-feira e aos sábados das 9h às 13h.

Rio Acima
Já o evento na UBS Rio Acima segue a qualidade e criatividade dos eventos espalhados desde a quinta-feira (15) pelos bairros em espaços culturais, esportivos, assistenciais ou comunitários, unidades de saúde, escolas infantis, parques públicos e entidades, geralmente viabilizados com parcerias.

Entre 13h e 16h, o evento vai contar com serviços como palestra sobre memória e esquecimento, aferição de pressão, corte de cabelo e higiene bucal, além da arte musical do Coral do Criju e distribuição de mudas pela chegada da Primavera. Também haverá piquenique com a equipe de agentes comunitários de saúde e sorteio de brindes doados.

Grupo de idosos da UBS Corrupira em visita ao Parque Engordadouro: semana variada

Grupo de idosos da UBS Corrupira em visita ao Parque Engordadouro: semana variada

Outros eventos ainda ocorrem nesta sexta-feira (30) na UBS Vila Maringá, com atividade de dança circular a partir das 14h. E também nesse dia haverá uma palestra na Emeb Maria Angélica Lourençon, no Corrupira.

Revolução das Bengalas
Em outubro, o tema continua presente com outras atividades organizadas pela comunidade como é o caso do projeto chamado “Revolução das Bengalas: Envelhecimento e Entretenimento” organizado pelo Celmi e pela Associação de Preservação da Memória da Companhia Paulista, com apoio da Prefeitura e de inúmeros parceiros. Vai ser no dia 20 de outubro, com palestras no Centro de Convívio do Idoso (Criju) a partir das 13h.

Adesões espontâneas
De acordo com a Coordenadoria do Idoso, a semana criada em 1997 cresceu gradativamente mas neste ano provocou surpresas com o número de adesões. O balanço geral chegou ao patamar de 150 eventos. “Mas continuamos a saber de outras iniciativas espontâneas promovidas por moradores de condomínios, por escolas públicas, por entidades privadas ou comunitárias a partir do fato de saberem que a cidade comemorava a Semana do Idoso”, afirma Cláudia Sartori.

A avaliação é que o tema esteja cada vez mais incorporado na agenda da própria comunidade. A assessora Sônia Menin acrescenta que o protagonismo dos idosos, além de serem valorizados como profissionais veteranos, como avós ou como memória viva da cidade, também deve ser encontrado na busca de direitos em uma cidade onde serão cada vez mais numerosos proporcionalmente.

Elas destacam o papel importante da linguagem audiovisual, que pode ser acessada por qualquer pessoa, com o curta metragem #somostodoscuidadores.

 
Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/27/complexo-fepasa-abre-mostra-fotografica-de-idosos-revelando-historias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original