Semana do Idoso tem uma sexta repleta de atividades

Publicada em 22/09/2016 às 16:54

Com muitas atividades espontâneas, a 19ª Semana do Idoso de Jundiaí ultrapassou a marca das 130 atividades registradas pela coordenação e tem, nesta sexta-feira (23), seu ponto culminante, com muitos eventos.

No Jardim das Tulipas, por exemplo, às 13h, haverá um baile comunitário em estilo “flashback”, organizado por unidades de saúde da região oeste no salão da comunidade São Vicente.

Pouco depois, às 14h, no Anhangabaú, é a vez do evento chamado “mente, corpo e movimento”, com palestras do Celmi e da Escola de Educação e capoeira no anfiteatro da Escola de Educação Física (no Bolão).

Um “baile de máscaras” é o evento organizado na Vila Rui Barbosa a partir das 18h pela unidade de saúde. No Retiro, o salão comunitário da Paróquia São José recebe, às 14h, um “encerramento festivo” organizado pela unidade de saúde com apoio de música e causos de Eufra Modesto.

Desfile e interação foram marca do evento Miss e Mister

Desfile e interação foram marca do evento Miss e Mister

Na Vila Esperança, o salão da capela recebe também às 14h um “bingo recreativo e baile da primavera” organizado pela unidade de saúde da família. No Centro, é o salão da Associação dos Aposentados que recebe no mesmo horário uma “apresentação de dança” coordenada pela unidade de saúde do Anhangabaú.

No Eloy Chaves, as plantas fitoterápicas ou medicinais são o tema de uma “roda de chá e conversa”, a partir das 9h, na sede da Associação Feliz Idade, em parceria com a unidade de saúde.

Na Vila Ana, a partir das 14h, tem uma sessão de cinema e pipoca na sede da unidade de saúde da família com o filme “#somostodoscuidadores”, produzido pela Prefeitura e TVE.

Uma “mistura saudável” ocorre no salão comunitário da igreja do Jardim Tarumã, a partir das 9h30, com atividades físicas, bingo recreativo e orientações da unidade de saúde.

No Parque Centenário, é o centro comunitário que recebe equipes de saúde de família para atividades corporais, às 9h30, e palestra sobre “envelhecimento saudável”, às 13h30 e 14h30. E, em seguida, ocorre um “bingo e baile”, a partir das 15h.

A semana, com o tema ‘Convívio Familiar e Comunitário: Revelando Histórias’, tem ainda uma exposição de fotografias que começa neste sábado (24), no Poupatempo, do Complexo Fepasa, e também uma grande Festa dos Idosos na UBS Rio Acima, na quarta-feira (28).

Jurados e parte dos participantes do evento na Associação dos Aposentados

Jurados e parte dos participantes do evento na Associação dos Aposentados

Miss e Mister
Em um dos eventos, na noite de quarta (21), um grande número de moradores idosos prestigiou o concurso Miss e Mister Melhor Idade no salão da Associação dos Aposentados, no Centro. Com muito bom humor e um ambiente de gala, nove moradores acima dos 60 anos de idade, 25 moradoras entre 60 e 70 anos de idade e outras dez moradoras acima dos 71 anos de idade participaram do evento organizado anualmente pela Secretaria de Esportes e Lazer com muitos familiares e torcedores.

Habitação do futuro
Em outra iniciativa, uma roda de conversas ocorreu na manhã de quinta (22) sobre novas modalidades de habitação para idosos. Participaram a Coordenadoria do Idoso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) para um balanço de visitas feitas por um grupo do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) para conhecer experiências em cidades como Santos, São Paulo e Piracicaba, com conjuntos específicos, locações sociais e até “repúblicas” orientadas. Embora o tema seja complexo, a coordenadora Cláudia Sartori considerou o encontro um passo inédito para os debates de futuro de uma cidade populacionalmente mais envelhecida.

Roda de conversa técnica sobre habitações futuras para idosos

Roda de conversa técnica sobre habitações futuras para idosos

Participe também 
Faça um vídeo com seus familiares ou vizinhos idosos com o tema “Revelando Histórias” e poste nas redes sociais usando a hashtag #revelandohistorias para que outras pessoas possam ver seu gesto de respeito e carinho para com a terceira idade.

Você pode também reunir um grupo de amigos ou familiares e promover sessões de conversas sobre o filme #somostodoscuidadores.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/22/semana-do-idoso-tem-uma-sexta-repleta-de-atividades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original