Urbanismo Caminhável apresenta Relatório Final na segunda (26)

Publicada em 21/09/2016 às 14:23
Parklets foram a parte mais visível do projeto-piloto

Parklets foram a parte mais visível do projeto-piloto

Com a presença de Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, membro de grupo ligado às Nações Unidas (o SLoCat, sigla em inglês para mobilidade sustentável de baixo carbono) e consultor no projeto, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente promove, nesta segunda-feira (26), o evento aberto de apresentação do Relatório Final do projeto-piloto Urbanismo Caminhável Jundiaí – Centro, a partir das 9h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal.

Moradores e técnicos podem consultar relatórios parciais do projeto-piloto, como o índice de caminhabilidade de ruas e avenidas situadas no Centro Histórico de Jundiaí, entre outras informações disponíveis no portal do projeto Urbanismo Caminhável.

LEIA TAMBÉM
Projeto urbano e de uso do Complexo Fepasa está pronto para consulta

Implementado em Jundiaí a partir de 2015, o projeto teve como ícones mais visíveis a instalação de dois “parklets” de testes nas ruas Barão de Jundiaí e Rosário (ambas no Centro Histórico) e uma série de mobiliários em madeira, distribuídos no calçadão da Rua Barão de Jundiaí e nas praças Governador Pedro de Toledo e Rui Barbosa, construídos de forma didática em Oficinas de Marcenaria integrantes do projeto.

Atividades didáticas ocorreram em vários pontos da região central

Atividades didáticas ocorreram em vários pontos da região central

A construção e instalação dos “parklets” resultaram na regulamentação pela Prefeitura neste ano e já começam a ser propostos pela iniciativa privada.

O projeto, entretanto, abrangeu uma extensa agenda de oficinas e workshops que envolveram moradores e técnicos independentes e do poder público, com destaque para a disseminação de critérios que podem ser usados para medir as condições de caminhabilidade de ruas e definições de soluções para melhorar essas condições.

Essa modernização gradativa na gestão de espaços públicos envolve ainda o mapeamento de roteiros de pedestres e suas ligações com o transporte público e pontos de interesse, definição de soluções para qualificação de espaços públicos e pontos de convívio e descanso, em aspectos de sinalização, ruído, sombreamento, travessias e outros.

No campo da acessibilidade, o processo reforça as exigências inclusivas em novos projetos públicos (como ocorrido na reforma da Esplanada Monte Castelo, que superou um grande desnível topográfico com rampas) e até mesmo a reforma progressiva da infraestrutura pedestre (adotadas na lei 8.683/2016, resultante do Plano Diretor Participativo, e em projetos específicos como o Plano de Requalificação da Área Central).

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/09/21/projeto-urbanismo-caminhavel-tem-apresentacao-de-relatorio-final-na-segunda-26/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original