Parques da cidade orientam ‘jogadores’ de Pokémon Go

Publicada em 09/08/2016 às 16:58

O jogo Pokémon Go, lançado na quarta-feira (3), está levando milhares de jovens e adultos aos parques de Jundiaí, principalmente ao Jardim Botânico e Parque da Cidade, mas com a lotação acima do esperado, os parques têm de lidar com excesso de lixo e, às vezes, até depredação.

O Parque da Cidade, que normalmente recebe 5 mil pessoas aos domingos, recebeu, no dia 7, aproximadamente 10 mil. No evento criado no Facebook, “Caçar Pokémon | Parque da Cidade – Oficial”, 1.700 pessoas confirmaram presença, enquanto outras 3.300 mostraram ter interesse no evento.

Houve aumento na quantidade de lixo gerada, mas a administração do parque não encontrou problemas de depredação. É recomendado que os frequentadores do parque sempre descartem todo tipo de lixo nas diversas lixeiras instaladas no parque.

LEIA TAMBÉM
Jardim Florestal é ponto de partida da construção do Inventário Arbóreo

Com maior movimento, parques se preocupam com preservação

Com maior movimento, parques se preocupam com preservação

Já o Jardim Botânico recebeu, no mesmo dia, aproximadamente 5 mil pessoas e tem recebido, diariamente, uma quantidade de visitantes acima do normal, mesmo durante a semana.

Por conta da lotação, a administração do parque teve de lidar com canteiros de plantas pisoteados, além de lixo e bitucas de cigarro no chão. Algumas instalações elétricas, como tomadas e disjuntores, também foram remexidas.

Segundo Renato Steck, diretor do Jardim Botânico, muitas pessoas desligaram bebedouros, entre outros objetos ligados às tomadas, para conectar extensões e carregar aparelhos celulares. “Pedimos para que as pessoas não mexam nos pontos de energia do parque, pois podem gerar choques elétricos”, comunicou Renato. Ele informou que algumas tomadas já foram retiradas.

Para manter o parque limpo e conservado, Renato pede para que o lixo, bitucas de cigarro, restos de alimentos, entre outros, sejam descartados nas lixeiras espalhadas pelo parque. Ele também pede para que as pessoas não invadam os canteiros, chafarizes e lago.

“Incentivamos os jovens a frequentarem o parque, sempre cuidando dos equipamentos públicos, mantendo o local limpo e bem cuidado, transformando-o em um ambiente agradável para curtir a natureza e até mesmo capturar Pokémons”, brincou o diretor.

Cuidados
O jogo virou febre no mundo todo e pessoas mal-intencionadas podem tentar se aproveitar disso em benefício próprio. Então, alguns cuidados são necessários para que os usuários possam jogar com conforto, segurança e tranquilidade.

É importante estar sempre atento aos arredores, tomando cuidado com roubos e assaltos. Não é recomendado jogar enquanto estiver ao volante ou andando de skate, bicicleta, patins ou derivados, pois pode causar acidentes graves. É preciso respeitar locais privados e públicos, não adentrando sem autorização ou fora do horário de funcionamento. Para os pais, recomenda-se sempre estarem atentos às crianças, não deixando saírem sozinhas.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/08/09/parques-orientam-jogadores-de-pokemon-go-a-cuidarem-da-conservacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original