Jundiaí é destaque no novo Mapa Turístico do Estado de São Paulo

Publicada em 25/07/2016 às 18:36

A mais recente versão federal do Mapa Turístico do Estado de São Paulo, divulgada oficialmente neste mês pelo Ministério do Turismo, apresenta Jundiaí entre os 31 municípios paulistas da categoria B, ao lado das dez estâncias apontadas na categoria A.

Com esses novos critérios técnicos, a cidade aparece então como um dos 41 municípios paulistas (6,35% do total) responsáveis pela maioria absoluta dos turistas no Estado de São Paulo.

LEIA TAMBÉM
Fumas abre inscrições para 48 unidades habitacionais
Confira as vagas de emprego do PAT para esta terça (26)
Exposição ‘Acrópole’ amplia período de visitação na Pinacoteca até o sábado (30)

PANORAMICA_8_G jundiai

A cidade aparece como um dos 41 municípios paulistas responsáveis pela maioria dos turistas no Estado de São Paulo

No total, são agora apenas 222 municípios paulistas que substituem os 645 municípios participantes da versão anterior do mapa. Dentro da metodologia de classificação essas 41 cidades contempladas nas categorias A e B (e parcialmente nas 65 cidades da categoria C) reúnem 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. Já os municípios das categorias D e E integram as regiões com características de apoio às cidades geradoras de fluxo turístico, como no fornecimento de mão-de-obra e insumos necessários.

Com um patamar de 450 mil visitantes anuais (base 2014), a municipalidade vem implementando medidas como as rotas turísticas, o Plano Municipal de Turismo, a revalorização de festas tradicionais e da Festa da Uva, o programa de valorização do artesanato criativo Jundiaí Feito à Mão, a participação no Circuito das Frutas e outras, Pela importância do turismo rural nesse setor da economia, sua equipe técnica passou a integrar a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Turismo.

Em nota, o ministério destaca que o Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o novo Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. “A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da administração pública”, destaca.

Em escala regional, Jundiaí integra o Circuito das Frutas (ao lado de Atibaia, Louveira Vinhedo, Itatiba, Morungaba, Itupeva, Indaiatuba, Jarinu e Valinhos).

Em termos de planejamento regional, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado, é apontado na região turísticas chamada Bem Viver, que inclui também Águas de Lindoia, Americana, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Hortolândia, Jaguariúna, Joanópolis, Limeira, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara d´Oeste, Serra Negra e Socorro. Esta região turística é composta pelos Circuitos das Águas, Entre Serras e Águas, das Frutas e Ciência e Tecnologia.

“Com um mapa mais enxuto e que retrata de forma mais fiel a oferta turística brasileira, poderemos focar nossos esforços e otimizar nossos resultados, afirmou o ministro interino do Turismo, Alberto Alves.

 

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/07/25/jundiai-e-destaque-no-novo-mapa-turistico-do-estado-de-sao-paulo/