Associação dos Aposentados recebe palestra sobre violência contra idoso

Publicada em 27/06/2016 às 16:25

A Prefeitura promoveu, na manhã desta segunda-feira (27), no auditório da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Jundiaí (AAPJR), no Centro Histórico, uma palestra sobre os diversos tipos de violência contra o idoso e reforçou ao público-alvo as ações e campanhas desenvolvidas para evitar o problema e valorizar o idoso na sociedade.

A Coordenaria do Idoso participou em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a UBS Central, ainda ecoando o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado na quarta-feira (15). As palestrantes foram a coordenadora Cláudia Sartori, a gerente de saúde primária Andreia Pinto de Souza e a psicóloga Paula Fernanda Mendonça de Meira.

LEIA TAMBÉM
Educação de Jovens e Adultos conhece direito dos idosos
Prefeitura lança Protocolo da Rede de Atenção à Pessoa Idosa
Jundiaí ganha protocolo oficial da rede de proteção aos idosos

A palestra ainda deu espaço para os idosos debaterem os assuntos do seu cotidiano

A palestra ainda deu espaço para os idosos debaterem os assuntos do seu cotidiano

O evento foi aberto com o filme “Somos Todos Cuidadores” (Prefeitura/TVE), que mostra como é importante cuidar dos idosos de sua família e dar suporte nesse período da vida. Logo depois foi iniciada uma rodada de conversa sobre a violência sofrida pelo idoso, além de seus direitos e cuidados necessários, como acompanhamento da família ao médico e suporte para as tarefas do cotidiano.

Segundo Cláudia Sartori, aproximadamente 90% da violência contra o idoso vem da própria família. “É essencial falar sobre esse assunto. Muitas vezes o idoso sofre violência e não sabe. Então é preciso conscientizá-lo e orientar para que busque ajuda”, disse. A coordenadora ainda alertou para os principais tipos de violência que atingem o idoso: a financeira e a psicológica.

A psicóloga do Nasf, Paula Fernanda Mendonça de Meira, falou sobre a conquista que é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. “O idoso possui uma extensa história de vida e merece ser cuidado ao entrar nesse período. Ele não deve ser tratado como uma criança, mas sim com atenção e delicadeza”, afirmou.

Andreia de Souza ressaltou a importância de procurar ajuda em casos de violência. “Quando o idoso buscar ajuda, ele não é exposto. Nós vamos orientá-lo da melhor forma possível, buscando diminuir os conflitos e cessar a violência”, concluiu.

Orientação
O idoso que está sofrendo violência pode procurar a UBS mais próxima, bem como a delegacia ou a Prefeitura. Ele também pode relatar a violência pelo telefone, através dos números 100 (Central de Direito Humanos), 153 (Guarda Municipal) ou 156 (Prefeitura).

Também participaram da palestra a presidente da AAPJR, Fé Juncal; a assessora da Coordenadoria do Idoso, Sônia Menin; e Luciano Genari, professor da turma de ginástica dos idosos.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/27/associacao-dos-aposentados-recebe-palestra-sobre-violencia-contra-idoso/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original