Jundiaí coordena preparação de plano de desenvolvimento regional

Publicada em 24/06/2016 às 15:38

A futura harmonização de eixos de desenvolvimento sustentável da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) teve, nesta sexta-feira (24), sua segunda reunião preliminar da comissão técnica com abrangência em sete municípios (Jundiaí, Cabreúva, Louveira, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Itupeva e Várzea Paulista), envolvendo também a Secretaria de Assuntos Metropolitanos e a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

LEIA TAMBÉM
Emeb no Jardim do Lírio é entregue à comunidade
Jundiaí abre encontros sobre plano de metas regionais
Jundiaí lança campanha por guarda responsável de animais

Os municípios da região, junto com o Estado, vão tratar de metas comuns

Os municípios da região, junto com o Estado, vão tratar de metas comuns

“Estamos agora no momento da elaboração do guia metodológico para orientar os trabalhos”, destacou a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, apontada para coordenar o processo.

O objetivo é estruturar os trabalhos para um futuro projeto de lei estadual chamado Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), previsto a partir de janeiro de 2015 pela lei federal do Estatuto da Metrópole.

A etapa preparatória envolve uma primeira definição de cronograma, a consolidação da comissão executiva e da comissão técnica e depois a definição dos eixos de conteúdo como meio ambiente, mobilidade, espaço urbano e habitação, desenvolvimento econômico e outros.

O plano de desenvolvimento regional deve alinhar metas das sete cidades

O plano de desenvolvimento regional deve alinhar metas das sete cidades

Como ainda não existe nenhum caso concluído no País e a região de Jundiaí tem somente sete municípios (contra 39 de São Paulo ou 39 do Vale do Paraíba, por exemplo), o projeto regional a ser desenvolvido até 2017 é visto potencial “case” de referência para outras regiões metropolitanas e aglomerações urbanas.

O processo prevê pelo menos uma audiência pública por cidade e uma plataforma eletrônica de participação.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/24/jundiai-coordena-preparacao-de-plano-de-desenvolvimento-regional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original