Comitê Intermunicipal de Proteção à Serra apresenta mapa tecnológico

Publicada em 24/06/2016 às 17:50

A Serra do Japi ganhou na tarde desta sexta-feira (24) mais uma ferramenta importante para sua proteção: a Malha de Plano de Emergência, um mapa que divide em quadrantes todo o território verde que envolve Jundiaí, Cajamar, Cabreúva e Pirapora do Bom Jesus.

O moderno sistema foi apresentado durante reunião do Comitê Intermunicipal de Proteção da Serra do Japi, no Paço Municipal, com a presença de representantes de secretarias e órgãos das Prefeituras dos quatro municípios, guardas municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, concessionárias AutoBAn e Colinas, Escola de Aviação de Jundiaí (EAJ), Vertical Helicópteros, Aeroclube de Jundiaí e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

LEIA TAMBÉM
Caminhão multiguindaste é oficializado para Jundiaí

Jundiaí abre encontros sobre plano de metas regionais
GM e Fundação da Serra discutem proteção à area verde

Mapa tecnológico vai pernitir ações integradas na Serra entre os quatro municípios

Mapa tecnológico vai pernitir ações integradas na Serra entre os quatro municípios

O mapa foi criado pela equipe da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente de Jundiaí e servirá para detectar com precisão os focos de incêndio, desenvolver ações de combate com maior rapidez, aperfeiçoar estratégias preventivas de trabalho integrado durante o período de estiagem, além de possibilitar a criação de um rico banco de dados para a elaboração de estatísticas.

“Este trabalho da diretoria de Meio Ambiente é para que estes quadrantes possam ser utilizados para que haja uma gestão de riscos da Serra de fácil localização. Todos os municípios que integrem o Comitê de Proteção poderão agir rapidamente em casos de incêndios ou qualquer modalidade de crime ambiental de forma simples e rápida por meio desta ferramenta tecnológica”, comenta o diretor Marcelo Pilon.

Alexandre Torricelli do Amaral, o Boina, e Marco Antônio de Oliveira, responsáveis diretos pela criação do mapa, mostraram detalhes da elaboração e funcionamento da ferramenta inovadora. “Cada secretaria, órgão, entidade poderá editar e incluir informações que venham a ser importantes”, destaca Boina

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, José Roberto Ferraz, ressalta que a Malha de Plano de Emergência “é um avanço importante no trabalho integrado de proteção à Serra”.

O subcomandante Paulo Vicente Soares, da Divisão Florestal da GM, afirma que “não vamos precisar mais subir até a base e olhar a direção da fumaça para chegar à localização correta das chamas”.

O encontro desta sexta ainda teve na pauta a discussão de estratégias de ação já que o período de estiagem só termina em 1º de outubro.

Ivan Lopes
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/24/comite-intermunicipal-de-protecao-a-serra-apresenta-mapa-tecnologico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original