Exposição ‘Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento’ tem início no Paço

Publicada em 20/06/2016 às 17:08

Em clima de espírito olímpico, o Paço Municipal abriu para visitação nesta segunda-feira (20) a exposição “Jogos Paralímpicos- Espírito em Movimento”, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD-SP). O acervo pertence ao Memorial da Inclusão, em São Paulo, e ficará até 26 de junho em Jundiaí.

O secretário de Esportes e Lazer, João Guilherme Maffia, participou da cerimônia de abertura juntamente com o coordenador dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades do Nascimento Junior e do responsável pelo Comitê de Apoio ao Paradesporto do Estado, Sergio Gatto.

LEIA TAMBÉM
Arraiá do Esporte reúne mil mulheres no Parque da Uva
Guarda vai usar câmeras na passagem da Tocha Olímpica
Peama mantém tradição e conclui com sucesso o 16º Festival Regional de Atletismo

O acervo conta com 22 painéis que trazem a história dos Jogos Paralímpicos

O acervo conta com 22 painéis que trazem a história dos Jogos Paralímpicos

Essa exposição traz para nós muita informação e faz com que todas as pessoas, de uma vez por todas, aprendam e entendam a garra, a força de vontade e a história dos atletas com deficiência. Que isso não passe em branco e possa agregar algo à vida de todos aqueles que ainda não dão o valor devido a esse movimento”, concluiu Maffia, lembrando que o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) trabalha com a inclusão por meio da prática esportiva.

A exposição é uma síntese do acervo disposto no Memorial da Inclusão, que contém 700 peças. O trabalho foi idealizado na Virada Inclusiva 2015 e aborda uma narrativa histórica sobre as Paralimpíadas, desde as primeiras disputas esportivas, com a participação de soldados que ficaram com deficiência em decorrência da 2ª Guerra Mundial até os dias de hoje.

Para Gatto, “Jundiaí é a cidade na qual encerramos essa temporada. Aqui queremos mostrar que a história esportiva para pessoas com deficiência vem de muitos anos e que, dentro dessa área, temos ótimos atletas que já trouxeram muitas medalhas para o nosso Brasil. Outro ponto é que os Jogos Paralímpicos ocorrem esse ano no País e aproveitamos para aumentar a visibilidade desse evento tão importante, mas nem sempre visto”, disse.

“A coordenadoria agradece a todos que tornaram possível essa experiência e também todos que realizam um trabalho sério buscando melhores condições de vida para essa parcela da população. Com atitudes como essa podemos ver que a pessoa com deficiência pode ser mais e ter mais espaço a partir do momento em que a sociedade se abrir para ações inclusivas, que levam informações e aproximam todos da causa pela qual tanta gente já lutou”, disse Junior.

A exposição ficará até 26 de junho no Paço Municipal

A exposição ficará até 26 de junho no Paço Municipal

Os alunos do Peama prestigiaram a mostra, formada por 22 painéis, com 2,00 x 1,10m, cita modalidades e destaca atletas brasileiros, medalhistas e principais precursores do esporte adaptado.

O programa atende pessoas de toda região de Jundiaí há 20 anos e conta com uma equipe de 21 profissionais oferecendo, gratuitamente, atividades em diversas modalidades, como natação, bocha, tênis de campo, dança, capoeira, corrida de rua, vôlei, ciclismo, atletismo, caiaque, velas, stand up paddle, caveboard, slackline, escalada, basquete, futsal, handebol, futebol, caminhada e goalball.

Estiveram presentes também o secretário de Cultura, Jean Camoleze; a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho; o coordenador do Trabalho, Emprego e Renda, Victor Machado; e a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira.

A exposição é gratuita e aberta ao público.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/20/exposicao-jogos-paralimpicos-espirito-em-movimento-tem-inicio-no-paco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original