Semads intensifica ações para pessoas em situação de rua

Publicada em 15/06/2016 às 16:40

Com a queda das temperaturas, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) intensifica as ações voltadas ao atendimento das pessoas em situação de rua em Jundiaí. Diariamente, as equipes do Centro POP da Semads saem às ruas para fazer o atendimento em plantões organizados das 16h às 22h, e na necessidade de acolhimento, a Semads conta com as vagas abrigos. Em caso de recusa, a pessoa recebe cobertores.

Moradores de rua são encaminhados para os abrigos por equipes da Semads

Moradores de rua são encaminhados para os abrigos por equipes da Semads

Nestes dias de muito frio, são acolhidas cerca de 50 pessoas por dia. A pasta informa que nenhuma ocorrência grave foi registrada. A secretária da Semads, Giany Póvoa, acrescenta que nesta administração houve um investimento nesta área que possibilitou a reorganização do atendimento à pessoa em situação de rua. “Avançamos com a ampliação e reestruturação dos serviços de atendimento às pessoas em situação de rua. Hoje, a prefeitura conta com uma rede conveniada completa de atendimento, que inclui casa de passagem, abrigo, república e equipe de abordagem.”

O número de vagas foi ampliado e o serviço descentralizado. Atualmente, Jundiaí conta com uma rede conveniada composta por casa de passagem, administrada pelo Serviço de Obras Sociais (SOS), onde são oferecidas 32 vagas, com ampliação para 50 nas estações mais frias; república, com oferta de 10 vagas, em convênio com a Casa Santa Marta; e abrigo, com 20 vagas, conveniado com o Centro Terapêutico Educacional Cristão (Cetec).

Os encaminhamentos aos abrigos são feitos pelas equipes do Centro Pop, serviço especializado para pessoas em situação de rua da Semads, que presta atendimento e auxílio para as pessoas que estão na cidade apenas de passagem ou morando nas ruas.

Além do acolhimento institucional, os atendidos que passam pela abordagem são encaminhados, de acordo com a necessidade, para atendimento psicológico, tratamento para dependência química ou tratamento de saúde, sistema de garantias de direitos (INSS, benefício social, cadastro único, entre outros), regularização e emissão de documentos. Aqueles que estão em busca de emprego são direcionados ao Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), e interessados em retomar os estudos ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Em alguns casos, são feitas tentativas de reaproximação com a família.

“Todas as pessoas que buscam as ofertas disponíveis dentro dos serviços, programas e projetos previstos pela política de assistência social para pessoas em situação de rua estão sendo atendidas”, reforça Giany.

Quem encontrar um morador de rua precisando de ajuda, a Semads orienta ligar para a Centro Pop, das 8h às 22h. O telefone é o (11) 4521-7598.

Equipes de abordagem do Centro Pop entregam cobertores para moradores de rua

Equipes de abordagem do Centro Pop entregam cobertores para moradores de rua

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/06/15/semads-intensifica-acoes-voltadas-para-pessoas-em-situacao-de-rua-nos-dias-frios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original