‘Cidade Mirim’ traz orientação no trânsito e inclusão

Publicada em 30/05/2016 às 15:01

De forma lúdica mas bem próxima da realidade, um novo sistema de educação no trânsito da Prefeitura Municipal (por meio das secretarias de Transportes, Esportes e Educação) e da DAE, foi inaugurado nesta segunda-feira (30), no Parque da Cidade.

Com uma estrutura permanente de 1,2 mil metros quadrados, a “Cidade Mirim” simula uma cidade completa, com sistema viário, travessias semaforizadas, faixas de pedestres, ponto de ônibus, ciclofaixas e ciclovias. As crianças vão ser orientadas sobre o comportamento adequado e a atenção no trânsito das cidades.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Transportes faz vistoria em obras no terminal Cecap
Intervenção de ‘ciclofaixa’ na Nove de Julho encerra ‘Maio Amarelo’

Crianças de toda rede municipal serão orientadas na 'Cidade Mirim'

Crianças de toda rede municipal serão orientadas na ‘Cidade Mirim’

O secretário de Transportes, Wilson Folgozi, aponta que 45 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito por ano no Brasil e que a ação vem para minimizar esse número. “As crianças replicam as orientações em casa e aprendem como se comportar de forma segura no trânsito”, pontua. A atividade faz parte da campanha ‘Maio Amarelo’, que contou com um mês cheio de ações para alertar a população sobre um trânsito mais seguro.

A ‘Cidade Mirim’ foi iniciada com os alunos do 5º ano da Emeb Armanda Santina Polenti. As crianças foram divididas em três grupos: pedestres, ciclistas e passageiros de ônibus. Desta forma, circularam pelo sistema viários respeitando as sinalizações e o próximo.

“Achei incrível. Aprendemos a respeitar a sinalização e entender como funciona a ciclovia”, aprovou a estudante Natália Regina Zillo, de 10 anos.

Inclusão
Além da orientação de trânsito, o espaço vai ser usado para dar continuidade ao programa ‘Peama sobre rodas’, da Secretaria de Esporte, por meio do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas. O programa ensina a pedalar pessoas com deficiência ou adultos que não sabem.

“A sinalização do espaço aprimora a atividade que realizamos e soma com educação no trânsito”, afirma diretora do Peama Denise Neves.

Sistema viário é simulado no Parque da Cidade

Sistema viário é simulado no Parque da Cidade

O prefeito Pedro Bigardi prestigiou o evento, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Bigardi. “Esse é mais um projeto, como de todas as outras secretarias, que tem um olhar permanente para a inclusão”.

Estiveram presentes também os secretários de Educação, José Renato Polli; de Esporte, João Guilherme Mafia; de Gestão de Pessoas, Mary Fornari; do DAE, Jamil Yatim; de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Oliveira e da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Alcebíades Nascimento Junior.

Luiza Ronchi
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/30/cidade-mirim-traz-orientacao-no-transito-e-inclusao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original