Nova ‘Cidade Mirim’ moderniza educação de trânsito no Parque da Cidade

Publicada em 25/05/2016 às 17:45

Um novo sistema de educação no trânsito organizado pela Prefeitura (em cooperação das secretarias de Transportes, Esportes e Lazer, Educação e da DAE) passa a funcionar a partir da segunda-feira (30) em uma estrutura permanente de 1,2 mil metros quadrados no Parque da Cidade.

LEIA TAMBÉM
Transportes faz vistoria em obras no terminal Cecap
Secretaria de Transportes ajusta linhas de ônibus para atender Vila Nambi
Intervenção de ‘ciclofaixa’ na Nove de Julho encerra campanha Maio Amarelo

Cidade Mirim vai orientar crianças sobre diversos modais da mobilidade urbana

Cidade Mirim vai orientar crianças sobre diversos modais da mobilidade urbana

A “Cidade Mirim” vai simular uma cidade completa com sistema viário, travessias semaforizadas, faixas de pedestres, ponto de ônibus, ciclofaixas e ciclovias. Para muitos dos técnicos envolvidos trata-se de uma das iniciativas mais modernas do Estado de São Paulo nesse foco educativo.

Com essa nova estrutura, as crianças vão ser orientadas sobre o comportamento adequado e a atenção no trânsito das cidades de forma lúdica mas bem próxima da realidade. “Queremos que as crianças adotem comportamentos seguros, evitando acidentes e também serem vítimas no trânsito”, afirma o diretor da Secretaria de Transportes, Rogério Alves.

O local também vai estar pronto para receber espetáculos teatrais, exibição de vídeos educativas sobre o tema e outras atividades na área de mobilidade, segurança e cidadania.

A pista vai ser permanente e vai receber atividades extraclasse da rede municipal de ensino ou outras instituições educacionais. Um dos objetivos da cooperação da Secretaria de Educação com o projeto é aumentar o percentual de escolas com atividades relacionadas com o trânsito e a mobilidade.

O Parque da Cidade fica na rodovia João Cereser, km 66, Pinheirinho.

Bicicletas
Durante todo o mês de maio foram feitas ações da campanha Maio Amarelo como palestras em empresas e escolas, blitzes educativas ou atividades do programa “Na Pista Certa“. Na terça-feira, (31) vai ser a vez dos ciclistas contarem com um passeio orientado na ciclofaixa temporária que vai ser instalada na avenida Nove de Julho, entre a rua São Lázaro e o bolsão sob o viaduto da avenida Jundiaí, a partir das 17h (com concentração inicial na esquina da São Lázaro). Com a campanha, aproximadamente 20 mil pessoas foram orientadas sobre um trânsito mais seguro em Jundiaí ao longo do mês.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/25/nova-cidade-mirim-moderniza-educacao-de-transito-no-parque-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original