Projeto ‘Causa Preta’ leva representatividade da mulher negra à Virada

Publicada em 13/05/2016 às 15:30
Empresária da moda afro, Ana Paula expõe marca própria "Xongani"

Empresária da moda afro, Ana Paula expõe marca própria “Xongani”

Pela primeira vez, a Virada Jundiaí contempla em sua programação a assembleia intitulada “Causa Preta”, que vai discutir o empoderamento da mulher negra por meio da escrita e da estética, no sábado (21), a partir das 14h, no pavilhão interno do Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

O “Causa Preta” é um projeto itinerante que tem como meta reunir mulheres negras de todo Brasil para debater temas do cotidiano e trocar experiências. A ambiguidade do nome “Causa Preta” se dá por ser um o encontro de mulheres negras que aborda a causa de resistência, de luta, de beleza e de atitude.

MAIS VIRADA JUNDIAÍ
Coletivos de Cultura marcam presença
Atrações locais recheiam programação
Estação Geek será realizado pela segunda vez

Para a tarde de discussão, o evento vai contar com a presença das ativistas Mariane David, idealizadora da proposta, a blogueira e modelo Débora Ninja, a empresária da moda afro Ana Paula Xongani e a coordenadora do Coletivo Akofena Joice Aziza de Mendonça.

Ainda como parte do movimento, vários expositores de artesanatos e vestimentas características da moda afro vão estar dispostos em estandes pelas ruas do Parque, dentre eles as marcas Xongani, Africanidade, Namariê, Saúda, Aziza Acessórios, Eitah Pretah, Trançando Arte e Pretinha.

Blogueira, modelo e youtuber, Débora Ninja representa o tópico beleza feminina no "Causa Preta"

Blogueira, modelo e youtuber, Débora Ninja representa o tópico beleza feminina no “Causa Preta”

Dança
Com representatividade na dança, o evento ainda contempla o “Aulão” de samba-rock, ministrado pelos professores Marquinhos Willians e Camila Camargo, às 16h, no pavilhão interno do Parque da Uva, com participação dos grupos Samba Rock 2.0, de Jundiaí; Samba Rock Pre, de Várzea Paulista, e Sambarockano, de Guarulhos.

Em seguida, às 18h, a atração de âmbito nacional “Sandália de Prata” apresenta seu repertório de samba rock com o show “Maloqueiro e Elegante”, que mescla a musicalidade do samba ao jazz, rap e a gafieira.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/13/projeto-causa-preta-leva-representatividade-da-mulher-negra-a-virada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original