Jundiaí confirma tendência de crescimento de rotas turísticas

Publicada em 11/05/2016 às 15:02

As novidades constantes na Rota da Uva, na região do Caxambu, e da Rota da Terra Nova, na região de mesmo nome, ganham, ainda neste ano, o surgimento da Rota do Castanho e a multiplicação de atrativos que estimulam os estudos da futura Rota da Cultura Italiana, na região do Traviú.

CONFIRA O SITE DO TURISMO

As rotas turísticas são um tipo de produto coletivo, organizado pela Prefeitura com o objetivo de autonomia posterior para seus próprios integrantes, que já envolvem em torno de 50 empreendimentos familiares no município.

LEIA TAMBÉM
Música e feiras marcam reabertura do ‘Escadão’
Jundiaí leva agricultores para 23ª Hortitec em junho
‘Sexta no Centro’ de maio contempla diversidade musical

Imagens da Rota do Traviú, que vai ser criada em breve: Belos passeios fazem parte do roteiro

Imagens da Rota do Traviú, que vai ser criada em breve: Belos passeios fazem parte do roteiro

“O turismo rural tem sido a locomotiva não apenas do setor em Jundiaí, mas em todos os dez municípios do Circuito das Frutas. E o retorno tem acontecido também para a economia local como um todo”, afirma a secretária de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Valéria Silveira de Oliveira,

O patamar alcançado pelo setor turístico na cidade é de 450 mil visitantes anuais (na maioria com turismo de lazer, seguido pelo turismo de negócios), de acordo com dados de 2014. E os segmentos envolvidos têm sido impactados pelo retorno da imagem da cidade como Terra da Uva e também pelo surgimento das rotas turísticas.

Na visita técnica ao bairro do Traviú, nessa sexta-feira (6), a equipe liderada pela diretora Marcela Moro encontrou, além de referências conhecidas, como o restaurante Travitália e as Massas Traviú (agora La Favola), outros polos avançados como a Adega Bella Vista, instalada no rancho construído em 1925 por Salvador Thomasetto, ou a Adega Santa Cecília, um ponto turístico com ampla variedade de vinhos, licores exóticos, geleias e pães, além da capela histórica preservada.

“Pode ser uma nova rota turística estruturada a partir da rica história desse bairro formado por imigrantes italianos e berço do surgimento da uva na variedade Niagara Rosada”, observa Marcela.

Entre novidades como barracas de artesanato do programa Jundiaí Feito à Mão aos domingos no Empório da Roça, na Rota da Uva, ou a discussão de um “trenzinho turístico” na festa do bairro entre maio e junho, na Rota da Terra Nova, e ainda os testes do chamado “circuito vivencial” da Rota do Castanho, a união de moradores e empreendimentos nas chamadas rotas turísticas mostram uma tendência positiva em Jundiaí.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/05/11/jundiai-confirma-tendencia-de-crescimento-de-rotas-turisticas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original