Mais barata, Virada Jundiaí 2016 promove cultura local

Publicada em 28/04/2016 às 16:23

Pluralidade, alcance e economia marcam a Virada Jundiaí 2016, evento promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, nos dias 20, 21 e 22 de maio. Com mais de 80 atrações divididas em 16 locais da cidade, o evento cultural consagrado pelo público em 2015 volta este ano ainda melhor e mais barato aos cofres públicos. O planejamento antecipado gerou uma economia de R$ 93 mil em relação ao ano passado. Outro diferencial é a ampliação da estrutura, que ganhou novos palcos, inclusive em bairros afastados do Centro.

Segundo o secretário de Cultura, Jean Camoleze, a iniciativa vai proporcionar enriquecimento cultural ampliado à toda população. “A Virada Jundiaí é um evento que foi construído considerando a participação da sociedade e tem por princípio promover a diversidade, facilitar o acesso à cultura e contribuir principalmente com a valorização do artista local”, ressalta.

LEIA TAMBÉM
Roda de Choro é atração no Teatro Polytheama neste sábado (30)
‘Vambora Cantar’ leva oficinas de canto e apresentações a bairros
Peça ‘Ulisses à Deriva’ é atração gratuita no Solar do Barão na sexta (29)
Renata Iacovino e Banda levam ensaio aberto ao Sororoca no sábado (30)
‘Caminhada Cultural’ tem próximo encontro neste sábado (30) partindo da Pinacoteca

O investimento deste ano, cerca de R$ 790 mil, abre espaço para artistas nacionalmente conhecidos. Já confirmados estão a cantora de MPB Tiê, a banda de rock Ira!, o grupo de samba Originais do Samba, o cantor e compositor Oswaldo Montenegro, a banda de reggae Maskavo, o grupo Sandália de Prata com repertório samba-rock e o rapper Thaíde. Além das atrações de renome nacional, a programação conta com diversas atrações locais, abrindo espaço para as “pratas da casa”.

Virada Jundiaí vai trazer o cantor e compositor Oswaldo Montenegro

Virada Jundiaí vai trazer o cantor e compositor Oswaldo Montenegro

A seleção dos artistas que vão se apresentar na Virada Jundiaí levou em consideração a pesquisa “Cultura em SP: hábitos culturais dos paulistas”, desenvolvida em dezembro de 2014, que aponta como gêneros musicais preferidos dos jundiaienses o sertanejo e o samba, pouco contemplados no formato proposto pela Virada Cultural Paulista, do Governo do Estado de São Paulo.

Apresentações teatrais e coreográficas completam a programação com espetáculos premiados nacionalmente. A Cia. Jogando no Quintal traz para Virada Jundiaí a peça “A Rainha Procura”, considerado o melhor espetáculo infantil pelo jornal Folha de S.Paulo” e pela Associação Brasileira de Diretores e Artistas Teatrais. Na dança, a Anacã Cia. de Dança leva a coreografia de jazz “EleEla” para o palco do Teatro Polytheama, com proposta de 15 bailarinos, que apresentam movimentos inspirados na história do homem e da mulher, de Adão e Eva até os dias atuais.

Cantora de MPB Tiê está entre as atrações confirmadas

Cantora de MPB Tiê está entre as atrações confirmadas

Novidades
Como destaque da edição de 2016, seis bairros distantes da região central vão receber programação dentro da Virada Jundiaí. “Neste ano, temos seis frentes de trabalho para a programação da Virada Jundiaí. Ivoturucaia, Jardim São Camilo, Jardim Santa Gertrudes, Retiro, Jardim das Tulipas e Morada das Vinhas recebem muitas atrações, com ocupação hip-hop, encontro de violeiros e mais”, conta o diretor de Ação Comunitária, Kleberson Alexandro Pinto, da Secretaria de Cultura.

Além dos espaços comuns de fomento cultural, como o Parque da Uva, Praça Governador Pedro de Toledo, Museu Solar do Barão, Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, Marquise da Casa da Cultura, Complexo Fepasa e Teatro Polytheama, neste ano também recebem atrações da Virada Jundiaí a Praça Erazê Martinho, na Ponte Torta, a Casa das Letras e Artes e o Sesc Jundiaí.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/28/mais-barata-virada-jundiai-promove-cultura-local/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original