Jundiaí fica entre os ‘top 15’ do Município Verde e Azul

Publicada em 06/04/2016 às 14:34

Com uma forte incorporação de cuidados ambientais em seus diversos programas e ações, Jundiaí foi confirmada na 12ª colocação em 2015 entre os 650 municípios do Estado de São Paulo avaliados pelo Programa Município Verde e Azul. O resultado coloca o município entre os “top 15” das cidades paulistas e também entre os mais importantes do país nas questões de sustentabilidade.

“É muito importante estarmos nessa posição estadual, porque mostra que a cidade está buscando meios de conservar sua qualidade, mesmo sendo mais difícil somar pontos para quem está mais estruturado. E estimula a melhorar sempre”, afirma o prefeito Pedro Bigardi.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí leva urbanismo caminhável a estudo nacional
Obras de Escadão e Centro das Artes recebem visitas técnicas
Ponte Torta participa de evento e é assunto de revista na Itália
Comissão promove revisão formal do projeto de lei do Plano Diretor

Essa é a terceira vez seguida em que Jundiaí alcança os melhores resultados da história do Programa Município Verde e Azul. De todos os 650 municípios paulistas, apenas 120 tiveram pontos suficientes para serem certificados pelo programa.

No ano passado, a avaliação do ano de 2014 deixou Jundiaí em 16º lugar, e teve como prêmio um caminhão poliguindaste de caçambas. No ano anterior, o início de uma série de novos programas ambientais, em andamento na cidade, garantira ao município o 3º lugar em uma situação difícil de ser mantida e que teve como prêmio um caminhão de combate a incêndios.

O “top 15” de 2016, além de Jundiaí, é formado também pelas cidades paulistas de Novo Horizonte, Sertãozinho, Botucatu, Irtapira, Catanduva, Bragança Paulista, Votuporanga, Cerquillho, Sorocaba, Lençóis Paulista, Ibirarema, Gabriel Monteiro, Votorantim e Campinas.

Avanços
A secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti, destaca o trabalho dos diversos setores de governo e da própria comunidade. “Esse resultado mostra um grande avanço coletivo orientado pelo prefeito Pedro Bigardi e também a preocupação dos moradores em processos como o Plano Diretor Participativo, que teve forte presença desse tema”, afirma.

O relatório de Jundiaí foi coordenado pelas técnicas Luciana Maretti e Maria Helena Flavio de Souza Tiraboschi.

Para o diretor Marcelo Pilon, o resultado também aponta a tendência de integração da rede ambiental municipal entre as diversas pastas e autarquias da Prefeitura de Jundiaí.

Pontuação
A nota final do município, depois de revisão, atingiu 93,82 pontos. Entre as diretivas do programa foram 11,99 em esgoto tratado, 11,03 em resíduos sólidos, 10 em educação ambiental, 10 em cidade sustentável, 10 em conselho ambiental, 9 em biodiversidade, 8 em qualidade do ar, 8 em estrutura ambiental, 8 em gestão das águas e 7,8 em arborização urbana.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/04/06/jundiai-fica-entre-os-top-15-do-municipio-verde-e-azul/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original