Secretaria de Saúde alerta população sobre vírus H1N1

Publicada em 31/03/2016 às 15:24

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta a população a ficar atenta aos sintomas da Influenza, causada pelo vírus H1N1, que são febre alta (maior que 39 graus), dores de cabeça e musculares intensas, cansaço extremo, tosse contínua e seca, ardência nos olhos, além de calafrios frequentes. Na presença desses sintomas é importante procurar imediatamente um serviço de saúde e não tomar medicamentos sem orientação médica, pois a automedicação pode ser prejudicial ao quadro clínico. Em Jundiaí foram confirmados dois casos da doença.

A rede pública de saúde de Jundiaí está abastecida com o medicamento antiviral indicado para os casos de gripe H1N1, o Oseltamivir (Tamiflu®), ofertado na rede hospitalar e pré-hospitalar pública e privada, quando prescrito pelo médico após a identificação dos casos suspeitos.

LEIA TAMBÉM
Escolas apresentam ações de combate ao Aedes aegypti
Centro Pop realiza bate-papo com moradores em situação de rua

Informe Técnico Epidemiológico Influenza

Vacinação
Neste ano, a campanha nacional de vacinação contra gripe comum e gripe H1N1 será no período de 30 de abril a 20 maio, direcionada, principalmente, a alguns grupos prioritários: crianças entre 6 meses até 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, profissionais de saúde e portadores de deficiências imunológicas ou doenças crônicas não transmissíveis (hipertensos, diabéticos, obesidade mórbida).

Os usuários desses grupos que tomaram a vacina o ano passado encontram-se imunizados até o início da próxima campanha, quando devem procurar os serviços de saúde para atualizar a dose. Àqueles que não se vacinaram em 2015 podem procurar sua Unidade Básica de Saúde (UBS) para se imunizar.

Prevenção
Como na gripe comum, o vírus Influenza A é contraído pelas vias aéreas superiores (narinas, boca e garganta), podendo causar a gripe H1N1, que pode ser transmitida de pessoa a pessoa, especialmente através de secreções respiratórias (tosse, espirro). Dessa forma, é importante que sejam tomadas medidas de prevenção com o objetivo de evitar a proliferação do vírus, o agravamento de sintomas ou mesmo possíveis infecções secundárias.

Entre as principais medidas, destacam-se:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar (nesses casos cobrir a boca com lenço descartável);
  • Evitar tocar o rosto, principalmente os olhos, nariz ou boca, especialmente após contato com superfícies;
  • Manter os ambientes ventilados, evitando aglomeração de pessoas;
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres e toalhas;
  • Ingerir alimentos ricos em vitamina C (ou na forma de pastilhas);
  • Ingerir bebidas quentes como chá, café ou infusões. Bebidas quentes depositam o vírus no estômago, onde ele não sobrevive em função do PH local;
  • Fazer gargarejos com água morna e sal. Essa é uma medida simples e muito eficaz, visto que o vírus não resiste à água morna contendo sais. A mistura também pode ser utilizada na higienização das narinas.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/31/secretaria-de-saude-alerta-populacao-sobre-h1n1/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original