Prefeitura entrega subsídios a produtores rurais

Publicada em 19/03/2016 às 16:50

O prefeito Pedro Bigardi participou, na manhã deste sábado (19), no salão comunitário da igreja do Bairro da Toca, em Jundiaí, da segunda edição da assinatura de compromisso para a subvenção municipal do seguro agrícola.

A Prefeitura Municipal atendeu 136 pedidos de produtores de uva, ameixa, caqui, goiaba, nectarina, pêssego e tangerina, que aderiram ao programa da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo. Este ano foram liberados R$ 285.942,18.

Cada agricultor preencheu requerimento e termo de compromisso e, além dos subsídios federal ou estadual, recebe até 50% do valor do custo do seguro municipal ao produtor ao apresentar os documentos exigidos. Durante o evento, todos levaram a documentação e informaram dados bancários para o depósito, que acontece nos próximos dias.

LEIA TAMBÉM
Conselho de Segurança Alimentar abre inscrições
Agricultores participam de curso de Turismo Rural
Varejão Noturno vendeu mais de 157 toneladas de frutas

Prefeito Pedro Bigardi assina documento que garante subsídios a agricultores de Jundiaí

Prefeito Pedro Bigardi assina documento que garante subsídios a agricultores de Jundiaí

Pedro Bigardi destaca a importância da agricultura para a história de Jundiaí e ressalta como essencial a criação do Programa de Subvenção do Seguro Agrícola. “Era uma luta muito antiga de todos os agricultores e fico muito feliz em poder ter ajudado por meio da criação deste programa. Hoje, Jundiaí é reconhecida como referência em trabalho, dedicação e apoio à nossa zona agrícola. Poucos municípios oferecem um benefício como este”, lembra.

O prefeito comenta ainda que como jundiaiense se sente orgulhoso de a cidade ter desenvolvimento urbano e econômico, preservação ambiental e valorização do produtor agrícola e promete lutar junto ao governo para que a subvenção federal, apontada como o principal tributo recebido pelo agricultor brasileiro, seja liberada dentro do prazo estipulado. “Isso é importantíssimo para que a classe possa crescer”, destaca.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, observa que o Programa Municipal de Subsídio Agrícola é uma forma de quebrar as barreiras e estreitar as relações entre a categoria e o poder público. “Mais que a importância financeira, não há mais aquele paradigma que distanciava os agricultores da Prefeitura. Por outro lado, com essa medida, o prefeito Pedro Bigardi reconhece a necessidade de apoiar a agricultura como meio de preservação da área rural e também como suporte para a qualidade de vida urbana”, afirma Brunholi.

O produtor de uva Adalberto José de Oliveira diz que a administração do prefeito Pedro Bigardi entendeu a angústia vivida pelos agricultores e que para a categoria o subsídio municipal é um incentivo para que lavoura atraía novos produtores e que os que já trabalham no segmento tenham seus interesses fortalecidos.

“Toda a ajuda que recebemos é muito bem-vinda e hoje comemoramos um programa que nunca existiu em Jundiaí. Só tenho que agradecer ao prefeito Pedro Bigardi e o secretário Marcos Brunholi por darem valor ao nosso trabalho em tempos tão difíceis”, comenta.

Secretário Marcos Brunholi, prefeito Pedro Bigardi, com Joaquim Galvão e Alex Tomasetto

Secretário Marcos Brunholi, prefeito Pedro Bigardi, com Joaquim Galvão e Alex Tomasetto

Joaquim Ângelo Galvão, 70 anos dedicados à produção de uva e mexerica, e Anderson Alex, da quarta geração de agricultores da família Tomasetto, também elogiam a criação do subsídio municipal. Eles fizeram a assinatura simbólica dos cheques na manhã deste sábado.

“Foi uma ótima iniciativa para todos nós. A categoria estava um pouco desanimada, mas agora temos forças para crescer”, diz Galvão. “É um grande incentivo para continuarmos a trabalhar com a terra, o que acontece com nossa família desde a chegada do meu tataravô há 124 anos”, acrescenta Alex.

Um almoço oferecido pela Associação Agrícola de Jundiaí e embalado por músicas sertanejas de raiz cantadas por Karla Montovani deu continuidade ao dia de festa. O secretário de Esportes, Cristiano Lopes, o de Transportes, Wilson Folgozi de Brito, o de Negócios Jurídicos, Edson Aparecido da Rocha e a secretária de Gestão de Pessoas, Mary Fornari Marinho, além do diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Felício Lo Monaco, participaram da solenidade.

Ivan Lopes
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/19/prefeito-participa-da-entrega-subsidios-a-agricultores/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original