Prefeito dá início à 4ª Semana do Consumidor em Jundiaí

Publicada em 15/03/2016 às 14:11

Lembrado em todo o mundo como o Dia Internacional dos Direitos do Consumidor, o 15 de março é marcado por inúmeras atividades Brasil afora. Mas foi em Jundiaí que a autoridade máxima do assunto em todo país esteve para a abertura da 4ª Semana do Consumidor, na noite dessa segunda-feira (14), no auditório do UniAnchieta.

A secretária Nacional dos Direitos do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, de modo didático e despojado, convidou alunos, autoridades e interessados no tema a promoverem uma reflexão sobre o perfil do consumidor do século 21, valendo-se de uma precisa retrospectiva histórica com olhar para o futuro. Criada há quatro anos, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) é um dos braços que compõe a estrutura do Ministério da Justiça.

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa da formatura de 80 novos GMs
Prefeito retoma prestação de contas no Bonfiglioli
Prefeitura age rápido contra prejuízos causados pela chuva
Crianças prestigiam peça dentro da ‘Semana do Consumidor’

Bigardi e Juliana: “Procon de Jundiaí é um case de sucesso”

Bigardi e Juliana: “Procon de Jundiaí é um case de sucesso”

O prefeito Pedro Bigardi prestigiou o evento ao lado do coordenador do Procon de Jundiaí, Adilton Garcia. A 4ª Semana do Consumidor, instituída na cidade em 2013 pelo órgão municipal, movimenta Jundiaí até esta sexta-feira (18) com programação diversificada e educativa.

O trabalho do Procon de Jundiaí é referência para todo Brasil. Eu sempre destaco, dentre outras ações, o Procon nos Bairros, que leva aos bairros numa van o mesmo serviço da sede da unidade, no Centro”, lembrou Bigardi. “O avanço só ocorre quando o consumidor é bem informado. Nosso papel é democratizar essa informação, e é isso que o Procon de Jundiaí vem fazendo por meio de várias atividades.”

Prefeito Pedro Bigardi foi presenteado com a reedição do Código de Defesa do Consumidor

Prefeito Pedro Bigardi foi presenteado com a reedição do Código de Defesa do Consumidor

Já Adilton reforçou o papel decisivo da Senacon no atual cenário nacional, além de destacar a proximidade da secretaria nacional com o órgão em Jundiaí. “Nosso compromisso é o de aproximar esses canais de diálogo com a sociedade, e atuar na formação de um consumidor crítico, responsável e ciente do seu papel”, frisou.

Prova disso pode ser vista no site consumidor.gov.br. A ferramenta é um canal alternativo para que fornecedores, comerciantes e consumidores possam resolver pendências e reclamações de forma rápida e eficiente sem a necessidade de intervenção direta do Procon ou da Justiça. Em Jundiaí, 741 reclamações já foram registradas, com índice de resolutividade de 81,5%, informa a Senacon. Para tanto, a empresa precisa estar registrada na plataforma.

Consumidor Digital
Há 16 anos na área da defesa do consumidor, Juliana veio a Jundiaí pela primeira vez no que seria uma palestra, mas quebrou o protocolo com bom humor e desenvoltura. “Quero propor uma reflexão sobre os caminhos e desafios do papel da defesa de um consumidor que é moldado pela informação e pelo imediatismo. Como se conectar com esse novo consumidor?”, indagou a secretária.

“O caminho passa pelo fortalecimento do diálogo entre os Procons e o setor econômico. Ao proteger o consumidor, promove-se um equilíbrio social entre as partes.” Juliana ainda fez questão de mencionar que Jundiaí não é só conhecida como a Terra da Uva, mas, agora, como um dos mais eficazes cases de Procon em campo nacional.

Na sede do Procon, Adilton e Juliana falaram com consumidores

Na sede do Procon, Adilton e Juliana falaram com consumidores

Além de Bigardi e Adilton Garcia, compareceram à abertura o Coordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, doutor Rodrigo Serra Pereira; o representante do Fórum de Procons do Estado de São Paulo, José Antônio de Oliveira Júnior; o coordenador do Procon de Campinas e da Fundação Procon, Alahyr Cruz Jr; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo; e o coordenador de cursos do UniAnchieta, João Guilherme Rodrigues.

Dia agitado
A secretária Nacional dos Direitos do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, chegou de Brasília ainda pela manhã dessa segunda (14) e, juntamente com Adilton Garcia, foi recebida pelo presidente do Legislativo, Marcelo Gastaldo. A Câmara aprovou, recentemente, a entrada da Semana do Consumidor no calendário oficial de eventos de Jundiaí.

Depois, atravessou a rua e conheceu a sede do Procon na cidade, onde falou com funcionários e com cidadãos que eram atendidos. À tarde, concedeu entrevista a veículos de comunicação da cidade, sendo depois recebida pelo prefeito Pedro Bigardi no Paço Municipal, ocasião em que o presenteou com a reedição do Código de Defesa do Consumidor, que completa 25 anos.

Mais programação
A Semana do Consumidor prossegue nesta quarta-feira (16), às 13h, com a Oficina para Idosos, no Espaço Elis Regina, na avenida Doutor Cavalcanti, 396, Centro.

A palestra “Direitos e Deveres do Consumidor Bancário” é atração na quinta-feira (17), às 19h30, no Anfiteatro da Unip. O endereço é Avenida Armando Giassetti, 577, Vila Hortolândia.

Para encerrar, nesta sexta-feira (18), é a vez do Procon nos Bairros na Praça Governador Pedro de Toledo, em frente à Igreja Matriz, das 8h30 às 16h. Para ser atendido, o consumidor deve estar com os documentos pessoais e comprovante de transação comercial/contratação da compra do produto ou efetuação do serviço.

Thiago Secco
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/15/prefeito-da-inicio-a-4a-semana-do-consumidor-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original