Secretaria de Saúde alerta sobre cuidados em caso de enchentes

Publicada em 11/03/2016 às 18:54

A água de enchentes pode transmitir doenças. Por isso, é preciso ficar atento a sintomas como febre e calafrios, diarreia, náuseas e vômitos, ferimentos, dor nos músculos e no corpo, olhos e pele amarelos, dor de cabeça, cansaço, fraqueza e falta de apetite. Em caso do aparecimento desses sintomas, a orientação é procurar uma unidade básica de saúde ou pronto-atendimento mais próximo.

Uma reclamação recorrente é quanto à perda de medicamentos, atingidos pela água. Nesse caso, o morador deve procurar a unidade de saúde de referência do bairro, explicar que foi vítima de alagamento e retirar novos medicamentos. No fim de semana, as unidades de saúde abertas são Novo Horizonte (rua José Ribeiro Barbosa, 20) e Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780). Os funcionários das UBSs já estão orientados sobre os procedimentos.

LEIA TAMBÉM
Eventos esportivos são adiados devido às fortes chuvas
Funss recebe doações para famílias atingidas pela chuva
Prefeitura age rápido contra prejuízos causados pela chuva
Cras ficam abertos neste sábado (12) para vítimas das chuvas
Prefeitura pede que população não ponha lixo para fora nesta sexta (11)

Nunca atravesse ruas alagadas sem apoio de pessoal especializado

Nunca atravesse ruas alagadas sem apoio de pessoal especializado

Para orientar a população, a Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, também desenvolveu uma cartilha alertando sobre como agir e as medidas a serem adotadas em situações de enchentes, especialmente quando a água invade os imóveis.

Uma das principais dicas é sobre a água para consumo humano, que deve sempre ser filtrada ou fervida antes de beber. Isso elimina vírus, bactérias ou parasitas que podem causar doença.

Outra medida importante é quando a água da enchente começar a baixar. Nesse momento, antes de começar a limpeza, a orientação é usar calça comprida, botas e luvas. Após retirar a lama, o morador deve desinfetar o local, lavar o chão, paredes e objetos com água sanitária. A solução indicada é de 2 xícaras de chá (400 ml) de água sanitária para 20 litros de água.

A cartilha também alerta para evitar atravessar rios ou ruas inundadas sem o apoio de pessoal especializado, evitar atravessar pontes que podem estar danificadas e só retornar para a casa, em caso de risco de desabamento, após liberação da Defesa Civil ou órgão equivalente.

Também é importante anotar e deixar à mão os telefones úteis nesse tipo de assunto, incluindo o Corpo de Bombeiros (193), a Prefeitura de Jundiaí (156), a Defesa Civil (199), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (192), a Guarda Municipal (153) e a Policia Militar (190).

Niza Souza
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/03/11/secretaria-de-saude-alerta-sobre-cuidados-em-caso-de-enchentes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original