Deficientes visuais participam de atividade inédita na Pinacoteca

Publicada em 22/02/2016 às 16:33

Em uma iniciativa inédita, a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes recebe, nesta quarta-feira (24), um grupo de deficientes visuais da União dos Deficientes de Jundiaí e Região (UDJR), que vai participar de uma visita com fruição tátil das peças em exposição e do acervo do museu.

Os visitantes vão ser acompanhados pelo diretor da instituição, Edgar Borges, pela socióloga e educadora Creusa Claudino, e pelo artista Hélio Schonmann, autor da mostra “Avesos”.

LEIA TAMBÉM
Centro recebe obras viárias, de segurança e de cultura
Contribuição voluntária do IPTU vai ao Fundo de Cultura
Cultura abre inscrições para regente do Coral Municipal
Jundiaí tem curso de paracanoagem da Confederação Brasileira

Iniciativa precursora do Projeto LUPA em Tatuí

Iniciativa precursora do Projeto LUPA em Tatuí

Vão ser disponibilizados ao toque peças da mostra “Avessos” e do acervo da Pinacoteca, além de outras, que o artista Schonmann vai trazer especialmente para a ocasião. No total, vão poder ser tocadas mais de duas dezenas de esculturas e objetos tridimensionais, realizados em diferentes materiais, como bronze, madeira, emulsão acrílica com terras, além de matrizes de gravura em relevo.

Experiência
O artista Hélio Schonmann tem bastante experiência no trato da arte para pessoas com deficiência. Em 2014, trabalhou na curadoria da mostra “(Vi)Ver Diálogo Gráfico”, exposta no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão, que possibilitou uma oficina de desenho em relevo e demais atividades para pessoas com deficiência. Também na curadoria, em 2015, levou para o Museu Histórico Paulo Setúbal, em Tatuí, a exposição do projeto LUPA, que contou em seu acervo com peças realizadas por pessoas com deficiência visual, sob coordenação de Lúcia Neto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/22/deficientes-visuais-participam-de-atividade-inedita-na-pinacoteca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original