Campanha de combate ao Aedes aegypti é na quinta (11)

Publicada em 10/02/2016 às 16:39

Vai ser nesta quinta-feira (11), a partir das 8h, a Campanha de Combate ao Aedes realizada pela Prefeitura em parceria com o 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). A campanha faz parte das ações da Secretaria de Saúde no combate e controle do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus.

CONFIRA AS FOTOS DA CAMPANHA EM 2015

O objetivo dessa ação em parceria com o Exército é visitar casa a casa, em bairros escolhidos estrategicamente, orientando os moradores sobre a prevenção e identificação de focos do mosquito, além de eliminar criadouros.

Este ano, a ação vai mobilizar cerca de 300 pessoas, entre soldados do GAC, agentes de zoonoses, agentes comunitários de saúde e equipes de apoio. “Pedimos a colaboração de todos nessa luta, especialmente da população. É essencial cada morador olhar seu quintal e eliminar recipientes com água parada”, enfatiza o secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin.

LEIA TAMBÉM
Saúde dá início à campanha de prevenção da aids
Jundiaí é referência na região no combate ao Aedes aegypti
PA da Ponte vai ficar fechado nesta quinta (11) para reforma

quipes vão visitar casas em 27 grandes regiões da cidade

quipes vão visitar casas em 27 grandes regiões da cidade

O gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Carlos Ozahata, explica que os agentes comunitários vão trabalhar em sua região, mas fora do território habitual. “Como a prevenção da dengue já faz parte da rotina desse profissional, a ideia é que nessa ação ele visite outros locais”, explica Ozahata.

As equipes compostas pelos agentes de zoonoses e soldados vão ser divididas e vão percorrer 13 bairros: Novo Horizonte (2 equipes), Almerinda Chaves, Vila Progresso, Jardim Tarumã, Jardim Estádio, Colônia, Jardim Pacaembu, Jardim Tamoio, Ivoturucaia, Vianelo, Jundiaí Mirim, Vila Nambi e Santa Gertrudes.

Além desses bairros, outros 14 vão ser visitados pelos agentes comunitários de saúde: Vila Ana, Vila Marlene, Vila Esperança, Parque Centenário, Vila Hortolândia, Rio Acima, Sarapiranga, Corrupira, Agapeama, São Camilo, Eloy Chaves, Vila Maringá, Jardim Tulipas e Morada das Vinhas. No total, a campanha vai atingir 27 grandes regiões da cidade.

Segundo Ozahata, é importante frisar que o foco da campanha não é fazer limpeza de terrenos e casas. “Nesta campanha nosso objetivo é fazer um trabalho de orientação e educação”, diz. Ele explica ainda que a escolha dos bairros visitados na ação seguiu critérios epidemiológicos, como presença de casos suspeitos ou confirmados, avaliação dos pontos estratégicos e imóveis especiais, entre outros.

Mas vale destacar a importância do envolvimento de toda a população, principalmente nos bairros onde as equipes da campanha não passarem. “Cada um pode criar o hábito de checar ao menos uma vez por semana o quintal e eliminando os recipientes com água parada e possíveis focos do mosquito”, ensina Ozahata.

Niza Souza
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/02/10/campanha-de-combate-ao-aedes-aegypti-e-nesta-quinta-feira-11/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original