Jundiaí chega a 300 espécies de aves em portal ornitológico

Publicada em 20/01/2016 às 14:15

O município de Jundiaí atingiu a marca de 300 espécies de aves registradas com fotos ou sons no maior espaço eletrônico e colaborativo do ramo no Brasil, o portal WikiAves. Trata-se de mais de 16% do total de 1.858 espécies apontadas pelo trabalho entre mais de 5.500 municípios de todo o País, que indica a importância de seu território dentro do setor ambiental brasileiro.

CONFIRA A LISTA COMPLETA

A lista inclui tanto espécies características de mata atlântica como outras associadas geralmente ao cerrado, complementando o levantamento da Prefeitura, que já apontava ambos os biomas no levantamento de 928 fragmentos naturais do município, trabalho que integra os esforços do novo Plano Diretor Participativo.

LEIA TAMBÉM
Rã inédita da Serra do Japi ganha repercussão nacional

Príncipe, Socozinho, Andorinha-do-Campo e Biguá (fotos de Renan Bonança, usadas pela DAE)

Príncipe, Socozinho, Andorinha-do-Campo e Biguá (fotos de Renan Bonança, usadas pela DAE)

Mantido por voluntários, o portal Wikiaves tem conteúdo interativo e direcionado para a comunidade brasileira de observadores de aves com o objetivo de apoiar a atividade, fornecendo ferramentas gratuitas para controle de fotos, sons, textos, identificação de espécies e comunicação entre observadores.

A lista é importante, além da diversidade registrada, porque muitos trabalhos mostram a relação entre esse fenômeno e a condição do meio ambiente. As espécies registradas, sejam de mata atlântica ou cerrado, incluem aquelas que vivem no território e também as migratórias, que passam pelo município em diversas épocas do ano, principalmente no período de reprodução principal entre setembro e março.

Ambiente x espécies
Entre os fotógrafos voluntários que fazem registros está, por exemplo, o ecólogo Renan Augusto Bonança (autor de estudo sobre o tema “cobertura arbórea x diversidade ornitológica”, desenvolvido com o uso de ferramentas de bioestatística).

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Reprodução


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/20/jundiai-chega-a-300-especies-de-aves-em-portal-ornitologico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original