Festa da Uva consolida Jundiaí como destino turístico

Publicada em 20/01/2016 às 18:23

Um levantamento por amostragem no primeiro fim de semana da 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos mostra que entre os 52 mil visitantes estiveram pessoas de pelo menos cinco países (Colômbia, China, México, Coréia e Japão) e cinco Estados brasileiros (Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Rondônia).

Nossa festa está baseada na comunidade, na identidade de Jundiaí como Terra da Uva, que estava se perdendo em anos anteriores até a retomada desse formato pelo prefeito Pedro Bigardi em 2013. E esse pequeno levantamento mostra que também beneficia a economia da cidade como destino turístico”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi.

LEIA TAMBÉM
Conheça o site do Turismo de Jundiaí

Câmeras trazem mais segurança à Festa da Uva 2016
Festa da Uva e Expo Vinhos também deixa aula de solidariedade

Evento consolida identidade cultural da cidade e potencial do setor de turismo

Evento consolida identidade cultural da cidade e potencial do setor de turismo

O mesmo levantamento amostral indicou as cidades de Atibaia, Belo Horizonte, Betim, Botucatu, Cajamar, Campinas, Campo Limpo, Embu das Artes, Guarujá, Indaiatuba, Iperó, Itatiba, Itu, Itupeva, Jarinu, Mogi-Mirim, Monte Alto, Morungaba, Piracicaba, Poté, Presidente Prudente, Salto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque, Sorocaba, Sumaré, Taubaté, Várzea Paulista e Vinhedo entre os visitantes.

O ambiente acolhedor no Parque Municipal Comendador Antonio Carbonari, que com a festa retomou sua função original de “parque da uva” (assim como a revalorização da zona rural), tem emocionado os visitantes com detalhes como os carros elétricos que oferecem apoio de locomoção para idosos ou pessoas com necessidades especiais.

Para a diretora de Turismo, Marcela Moro, o retorno direto aos participantes, como agricultores, artesãos, entidades assistenciais, equipes de festas comunitárias dos bairros, produtores das rotas turísticas e a qualidade dos artistas locais, é apenas uma parte do valor da festa percebido pelos turistas e moradores visitantes e traz um legado maior para a cidade.

“O que está sendo proporcionado é, na verdade, uma experiência. Desde os bens do meio rural, que fazem parte da decoração, ao lado de equipamentos modernos, até as visitas turísticas que permitem o contato com o ambiente e o cheiro da uva. O acolhimento das pessoas, o contato pessoal, as atrações para todas as idades, tudo busca essa experiência que não será esquecida e vai estimular o retorno dos turistas a Jundiaí”, explica.

A 33ª Festa da Uva e 4ª Expo Vinhos, nesse sentido, é um carro-chefe dos investimentos na recuperação da identidade cultural de Jundiaí e em seu fortalecimento como destino turístico – desta vez de eventos, ao lado de ser destino do turismo de lazer e do turismo de negócios que colocam a cidade entre os municípios mais importantes do país no setor.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2016/01/20/festa-da-uva-consolida-jundiai-como-destino-turistico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original