Plano Diretor tem grande participação de delegados

Publicada em 16/12/2015 às 18:34

Com a disponibilização pública da 1ª versão da minuta do projeto de lei do Plano Diretor Participativo, a Prefeitura inicia a etapa final dessa elaboração do projeto de futuro da cidade com uma série de propostas inovadoras, alinhadas aos objetivos estratégicos definidos ao longo de quase dois anos e mais de 10 mil participações.

LEIA TAMBÉM
Ponte Torta recebe afeto e elogios de moradores
Rio Jundiaí vai ser tema de ação intermunicipal em 2016
Plano Diretor confirma novo cronograma de fechamento

Prefeito Pedro Bigardi e secretário Daniela da Camara recebem resultado da equipe técnica

Prefeito Pedro Bigardi e secretário Daniela da Camara recebem resultado da equipe técnica

Entre os 101 delegados indicados no 2º Fórum do Plano, no dia 3 de outubro, a média de participação nos encontros de capacitação e de formulação de propostas ficou com a média de 56,7% nos 11 encontros do grupo de segmentos sociais (de entidades acadêmicas e de classe, de empresários, de sindicatos de trabalhadores e de organizações não-governamentais) e com a média de 63,8% nos 9 encontros do grupo de movimentos sociais por regiões da cidade. Mas em ambos os grupos, que somam 61 delegados, houve diversos casos de 100%.

Processo até primeira versão do PL teve 20 encontros de capacitação e formulação para representantes

Processo até primeira versão do PL teve 20 encontros de capacitação e formulação para representantes

VEJA A VERSÃO PRELIMINAR DO ANTEPROJETO DE LEI 

A presença de suplentes no grupo que reuniu segmentos sociais (25,7%) foi menor que no grupo que reuniu movimentos sociais por regiões da cidade (57,1%), sugerindo que no primeiro havia mais pessoas habituadas ao debate técnico de normas para crescimento da cidade do que no segundo, que aproveitou mais a oportunidade de capacitação e participação. Também nesse caso ocorreram variações de acordo com o segmento ou região.

VEJA A ANÁLISE DE FREQUÊNCIA DOS DELEGADOS

Cronograma
Os ajustes agora vão ser feitos, diferente de todos os processos anteriores aplicados em texto-base, já na linguagem de projeto de lei. Além dos 60% de delegados da sociedade civil, outros 40% participam pelo poder público municipal.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/16/plano-diretor-tem-grande-participacao-de-delegados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original