‘Dinâmica da Cadeira de Rodas’ conscientiza motoristas no Centro

Publicada em 07/12/2015 às 15:13

A Prefeitura de Jundiaí promoveu na manhã desta segunda-feira (7), no Centro, a “Dinâmica da Cadeira de Rodas”, mais uma ação da campanha Estacione Consciente. Com objetivo de conscientizar a população com relação às vagas reservadas para pessoas com deficiência física e idosos, a ação consiste em colocar uma cadeira de rodas em uma vaga comum com os dizeres “Já volto, é só por um minuto”, um das desculpas mais utilizada por motoristas que estacionam em vagas reservadas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO ESTACIONE CONSCIENTE

A campanha Estacione Consciente teve abertura oficial na semana passada, no Sesc Jundiaí, e já está em sua terceira edição. Idealizada pela Coordenadoria dos Direitos das Pessoas com Deficiência e pela Secretaria de Transportes, neste ano a campanha conta ainda com parceria da Secretaria de Educação e das coordenadorias do Idoso e da Juventude.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura implementa nova sinalização na rua Messina
Prefeito prestigia 5º Prêmio Ações Inclusivas de São Paulo
Cursos do Estação Juventude da cidade estão com inscrições abertas

Cadeira de rodas "estacionada" em vaga comum é o símbolo da ação

Cadeira de rodas “estacionada” em vaga comum é o símbolo da ação

Durante a “Dinâmica da Cadeira de Rodas” também foram distribuídas multas morais, que podem ser colocadas no carro dos motoristas que estacionarem irregularmente em vagas reservadas. A multa moral não cobra valor monetário, mas conscientização do próprio motorista.

Segundo Reinaldo Fernandes, titular da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a campanha tem obtido resultados bastante positivos. “A maioria das pessoas entende a ação e acaba parando para pensar na questão do respeito, repassando essa conscientização”, comentou.

Ele destacou ainda que este ano a campanha está mais abrangente. “Fomos às escolas para conscientizar os jovens que serão os futuros motoristas da cidade, além de criarmos para a campanha uma identidade visual que atrai os adolescentes, como a hashtag #NAMORAL”, ressaltou.

A cabeleireira Cassilda Pinho de Jesus elogiou a iniciativa. “Sou motorista e vejo muita gente estacionando em vagas reservadas para idosos ou deficientes físicos. É importante pensar nas limitações do outro e respeitar o próximo, e a campanha traz isso à tona”, afirmou.

Motoristas receberam blocos de multa moral para distribuir e conscientizar

Motoristas receberam blocos de multa moral para distribuir e conscientizar

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/07/dinamica-da-cadeira-de-rodas-conscientiza-motoristas-no-centro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original