Caravana viaja a Periquito (MG) para entregar doações

Publicada em 01/12/2015 às 19:03

Assim que o caminhão Scania, número 526, placas EGK 8983, cruzar os limites da pequena cidade mineira de Periquito, no final da tarde desta quarta-feira (2), os 7.030 habitantes, ou a maior parte deles, vão ter o drama vivido nos últimos dias atenuado pela solidariedade da população de Jundiaí.

É para o município a 197 quilômetros da capital Belo Horizonte, que as 30 toneladas de material arrecadado pela Defesa Civil, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e Guarda Municipal, vão ser distribuídas para as vítimas do “tsunami de lama” que se formou após duas barragens de rejeitos da Mineradora Samarco se romperam em Mariana, no dia 5 de novembro.

LEIA TAMBÉM
Procon nos Bairros: confira a programação de dezembro
Jundiaí concorre ao Prêmio Ações Inclusivas de São Paulo
Ponte Torta faz os moradores lembrarem do morro que virou aterro

Equipe que carregou o caminhão que segue viagem nesta quarta-feira para Minas Gerais

Equipe que carregou o caminhão que segue viagem nesta quarta-feira para Minas Gerais

Periquito está às margens do Rio Doce e no caminho da enxurrada que deixou rastro de destruição. Foi a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais que indicou o destino final para a arrecadação da campanha deflagrada em Jundiaí e região. O município atingido pela lama sofre com a restrição de água e a distribuição diária é de 2 litros por habitante por conta do baixo estoque.

A Defesa Civil de Jundiaí recebeu o comunicado na tarde desta quarta-feira (1) para que alterasse o destino para Periquito, a 836 quilômetros de Jundiaí. Lá, o prefeito Geraldo Godoy se emocionou ao saber que chegaria ajuda, a mão amiga estendida pela sociedade de Jundiaí.

União de todos para ajudar às vítimas da enxurrada de lama em Periquito

União de todos para ajudar às vítimas da enxurrada de lama em Periquito

Equipes da Defesa Civil, com apoio de alunos que fazem o curso preparatório para a Guarda Municipal e funcionários da Expresso Jundiaí, do Grupo Femsa (Coca Cola), que ofereceu o transporte, finalizaram no início da noite o carregamento do caminhão.

Periquito vão receber 19 mil litros de água, uma infinidade de roupas, sacos de ração de animais, leite em pó, fraldas, material de primeira necessidade, utensílios domésticos, alimentos não-perecíveis e brinquedos. Até micro-ondas e televisão os jundiaienses doaram para as vítimas da lama.

“É uma sensação de alívio, de dever cumprido que me deixa orgulhoso. Queria agradecer à população jundiaense, Expresso Jundiaí e a todos que abraçaram esta iniciativa. Vamos tentar levar um pouco de esperança para essas pessoas”, diz o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, o coronel Eduardo Luís Carbonari.

Juliana de Salvia Mazzei Segala, integrante da Defesa Civil e idealizadora da campanha, comemora o fato de a sociedade ter abraçado a causa de forma tão positiva. “Não esperava tanto. Todos ajudaram, independentemente de classes sociais, segmentos. Empresas, escolas, pessoas de uma forma geral. Isso só comprova que Jundiaí é solidária quando percebe uma causa nobre e justa”, comenta.

Periquito vai receber 19 mil litros de água

Periquito vai receber 19 mil litros de água

O caminhão pega a estrada às 5h desta quarta-feira (2) e a previsão é que cumpra o trajeto de 836 quilômetros em 15 horas. Três a quatro paradas estão programadas durante a viagem. “Temos também que cumprir a lei que exige a troca de motoristas. Mas acima de tudo é um prazer colaborar com as pessoas de Minas Gerais. Temos a filosofia de contribuir e assim que o pessoal da Prefeitura, por meio da Defesa Civil, nos consultou, aceitamos na hora”, destaca o gerente da unidade Jundiaí da Expresso, Daniel de Moura.

O Scania, com capacidade para 30 toneladas e lotado, vai ser acompanhado pela escolta da Defesa Civil. Ao chegarem a Periquito, a carga vai ser entregue ao prefeito da cidade para reforçar o estoque, principalmente de água, que está muito baixo.

Um outro caminhão vai seguir para Minas Gerais, provavelmente na segunda-feira (7). A arrecadação foi feita e o transporte rateado por moradores da Vila Rami. O que não coube no caminhão da Expresso Jundiaí, segundo Juliana Mazzei, vai ser enviado para esta segunda campanha, que tem aprovação da própria Defesa Civil.

Ivan Lopes
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/12/01/caravana-de-jundiai-viaja-a-periquito-mg-para-entregar-doacoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original