‘Energiza Jundiaí’ conscientiza pacientes sobre Novembro Azul

Publicada em 27/11/2015 às 15:28

O programa ‘Energiza Jundiaí’, que integra prática esportiva, lazer e educação ambiental, continua a todo vapor. Dessa vez, a Secretaria de Esportes em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro São Camilo e o Centro de Referência e Assistência Social (Cras), levou diversos homens à Serra do Japi, em menção ao Novembro Azul.

Na manhã desta sexta-feira (27), aproximadamente 35 pessoas, dentre as quais estavam homens, enfermeiras e agentes de saúde, participaram da caminhada na Serra do Japi, com o monitor Ronaldo Pereira, que contou também com café da manhã e uma palestra sobre câncer de próstata com a médica Maria Regina Secches e o psicólogo Luis Guilherme Camargo, também coordenador do Cras São Camilo.

LEIA TAMBÉM
Agricultura urbana pode gerar renda e ‘riqueza solidária’
Parque da Cidade vai ser palco do 2º evento de ‘Stand Up Paddle’
Confira a programação esportiva deste sábado (28) e domingo (29)

Turma da UBS é a primeira da saúde e composta somente por homens a participar do programa

Turma da UBS é a primeira da saúde e composta somente por homens a participar do programa

Segundo o secretário de esportes, Cristiano Lopes, o projeto tem o objetivo de juntar atividade física com preservação, unindo esporte, saúde e meio ambiente. “A pedido da Associação de Moradores da Comunidade do São Camilo e do Conselho Gestor da UBS, conseguimos trazer a primeira turma da saúde, composta apenas por homens, para participar do projeto, e o resultado foi surpreendente”, concluiu.

A agente de saúde responsável pela organização da caminhada entre os pacientes da UBS, Sue Ellen Cristina de Souza, informou que todo ano são feitas atividades voltadas ao Novembro Azul, mas dificilmente os homens aderem. “Nosso objetivo é levar a conscientização sobre o câncer de próstata e estamos muito felizes com a quantidade de homens que compareceu hoje”, afirmou. Ela também ressaltou que o tabu tem diminuído, mesmo entre os pacientes mais velhos. “Os homens entendem, cada dia mais, a importância da realização anual do exame para sua saúde”, completou.

José Ferreira de Souza, jardineiro, disse que gostou muito da caminhada e atividades desempenhadas durante a manhã. “Esperei muitos anos para conhecer a Serra do Japi e quero voltar o quanto antes. É um ótimo incentivo para chamar a atenção das pessoas para a causa e importância da prevenção”, comentou.

Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/27/energiza-jundiai-conscientiza-pacientes-sobre-novembro-azul/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original