‘Cartograffiti’ liga Urbanismo Caminhável e Ponte Torta

Publicada em 09/11/2015 às 16:01

Dois projetos inovadores da Prefeitura de Jundiaí, implementados neste ano no Centro Histórico, se encontram neste sábado (14). Com a intervenção em uma área pública próxima à Ponte Torta, a primeira fase do projeto Urbanismo Caminhável leva sua última oficina – de cartograffiti – praticamente para onde começou extraoficialmente o projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta.

LEIA TAMBÉM
Semana do Hip Hop tem eventos em Jundiaí
Calçadão da Barão recebe segundo parklet no Centro
Arte no ‘Escadão’ valoriza paisagem urbana do graffiti
Caminhada pela ‘Rua Torta’ mostra potencial turístico de Jundiaí

Detalhe de grafite no Escadão: valorização da arte urbana

Detalhe de grafite no Escadão: valorização da arte urbana

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que coordena os dois projetos, a ação foi viabilizada pela parceria com a Secretaria de Cultura e com a Coordenadoria da Juventude, vinculada ao Gabinete do Prefeito. A ação está marcada das 9h às 17h.

Além dos parklets, projeto propõe reflexão sobre espaços públicos

Além dos parklets, projeto propõe reflexão sobre espaços públicos

O trabalho vai contar com a orientação do oficineiro Mauro Néri, do Projeto Cartograffiti, que realizou sua primeira intervenção em julho e surpreendeu os participantes com uma analogia entre grafites e pichações com a arte contemporânea no caso das linguagens em código. Os interessados no tema podem acompanhar o trabalho.

A participação, por causa de materiais necessários, é voltada para integrantes de coletivos de Jundiaí relacionados ao tema, inclusive em projetos anteriores ou em andamento. Jundiaí conta também com a Galeria de Arte Pública G9, criada especialmente para a arte em grafite.

A arte urbana é vista ao lado da valorização da arquitetura histórica (patrimônio), da dinamização dos espaços públicos e dos avanços de mobilidade e acessibilidade, entre outros, como parte dos fatores de humanização da cidade.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/11/09/cartograffiti-conecta-urbanismo-caminhavel-e-ponte-torta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original