Coordenadoria realiza 1º Seminário de Economia Solidária no dia 24

Publicada em 13/10/2015 às 18:42

Em uma iniciativa inédita, a Coordenadoria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda realiza no próximo dia 24 (sábado), no plenário da Câmara Municipal, o 1º Seminário de Economia Solidária de Jundiaí: Protagonismo das pessoas gerando desenvolvimento econômico justo e sustentável. O evento tem início às 8h, com abertura solene, e prossegue até as 12h30 com palestras e exposições.

LEIA MAIS
Confira as vagas do PAT da semana desta terça-feira (13)
Cursos no Estação Juventude estão com inscrições abertas

Vitor Machado: "Esclarecer sobre Economia Solidária"

Vitor Machado: “Esclarecer sobre Economia Solidária”

Voltado para pessoas que desenvolvem ou queiram desenvolver atividades econômicas sob a forma de autogestão (catadores de reciclável, padeiros, costureiras e artesãos, entre outros), o encontro tem o intuito de promover o debate sobre o tema e mostrar experiências bem sucedidas no segmento. “A ideia do seminário é levar informações sobre Economia Solidária a fim de que mais pessoas possam se organizar e se conscientizar sobre o consumo responsável. É importante, também, orientar os munícipes para que, por meio de grupos organizados, possam gerar trabalho e renda”, destaca José Vitor Machado, coordenador do Trabalho, Emprego e Renda de Jundiaí.

Durante a programação, serão trabalhadas duas temáticas. A primeira “O Mundo do trabalho e políticas de geração de renda” traz os convidados Arthur Henrique, secretário do Trabalho da cidade de São Paulo; Leonardo Pinho, coordenador da Unisol (Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários); Valdecir Aparecido Viana, da Cooperativa Reciclamp; e Dejanira Maria, coordenadora de Economia Solidária da Prefeitura de Mauá. “Estes expositores mostrarão como obter êxito no projeto e também como captar recursos do Governo Federal para viabilizá-lo”, explica Machado.

A segunda temática “Potencialidades das iniciativas locais: situação atual e perspectivas em construção” destaca iniciativas locais promovidas pela Associação de Moradores da Comunidade do Jardim São Camilo, Grupo de Catadores União Eva, Padaria Comunitária Hortolândia, Coletivos Hip Hop Jundiaí, além de experiências voltadas à agricultura familiar.

Machado destaca que diversas regiões do País desenvolvem experiências de geração de trabalho e renda de forma solidária e associativa. “Em nossa cidade não é diferente. O prefeito Pedro Bigardi tem no programa de governo a valorização do trabalhador, seja do campo ou da cidade, formal e informal. Neste projeto está o incentivo às iniciativas que possam gerar trabalho, emprego e renda, além da implantação de políticas públicas para valorizar alternativas à geração de renda aos trabalhadores.”

Economia solidária
É o conjunto de atividades econômicas – de produção, de distribuição, de consumo, de finanças e de crédito – organizadas e realizadas por trabalhadores de forma coletiva e auto gestionária.

É composta de empreendimentos coletivos, de diferentes arranjos e tamanhos, que possuem como características, a cooperação dos membros, a distribuição justa do resultado – proporcional ao trabalho realizado – a gestão coletiva e democrática dos associados. Esse modelo promove uma distribuição mais equitativa das riquezas geradas, por meio de ajuda mútua e benefícios coletivos, com preocupação ambiental e inclusão social.

O evento tem o apoio da Câmera Municipal de Jundiaí e Unisol Brasil.

Viviane Rodrigues
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/13/coordenadoria-do-trabalho-realiza-1o-seminario-de-economia-solidaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original