Turismo passa a contar com função deliberativa no conselho

Publicada em 10/10/2015 às 19:11

Com importância cada vez maior na cidade, o turismo conta desde sexta-feira (9) com uma mudança no seu conselho municipal, que passa a ter função também deliberativa, além de consultiva, de acordo com a lei 8.501. Com a mudança, o conselho reforça seu papel como integrante da estrutura da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, no momento em que Jundiaí é reconhecida dentro do grupo principal de municípios brasileiros do setor.

O avanço do segmento, que caminha para gerar 10% dos empregos diretos do município, envolve também o surgimento do fundo municipal de turismo, mas tem sua importância mais ligada ao trabalho conjunto do poder público, comunidade e iniciativa privada.

LEIA TAMBÉM
Artesanato brilha em dose dupla no Centro
Semana do Idoso é homenageada em evento do Celmi

Encontro de segmentos de turismo em recente evento público na Câmara

Encontro de segmentos de turismo em recente evento público na Câmara

“Além de estarmos em destaque na nova categorização do Ministério de Turismo, aparecemos entre os casos nacionais divulgados por eles para o turismo rural”, afirma o secretário Marcos Brunholi.

Os resultados recentes do segmento, que levaram Jundiaí a estar presente em eventos como da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav) ou do Centro Paula Souza, decorrem também da valorização do chamado planejamento participativo desde 2013.

“Esse é um modelo que funciona para o poder público, envolvendo a comunidade e todo o trade do setor”, afirma a diretora Marcela Moro.

O conselho, com 24 vagas, é formado por agentes públicos e representantes do turismo rural, de restaurantes, da hotelaria, de agências de turismo receptivo, de profissionais envolvidos e de entidades e instituições. Atualmente é coordenado pela artesã Marizilda Folster.

Converter Jundiaí em uma referência de turismo foi a diretriz da gestão do prefeito Pedro Bigardi (2013-2016), com objetivos definidos de fortalecimento da organização do turismo local, da promoção da cidade como destino turístico, da ampliação de atrativos turísticos qualificados, da implementação de rotas turísticas e da qualificação do turismo local.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/10/turismo-passa-a-contar-com-funcao-deliberativa-no-conselho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original