Defesa Civil decreta ‘Estado de Atenção’ e alerta contra UV extremo

Publicada em 08/10/2015 às 18:05

A Defesa Civil de Jundiaí disparou dois alertas simultâneos na tarde desta quinta-feira (8). Primeiro, às 15h45, foi decretado “Estado de Atenção” por conta da baixa umidade relativa do ar, que atingiu 26.9%. A escala psicométrica, que mede os índices, determina que o “Estado de Atenção” deve ser decretado quando a umidade atingir entre 20% a 30%.

As recomendações são para que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, que umidifiquem o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água, que se protejam em sombras e áreas verdes e que consuma muita água.

LEIA TAMBÉM
Defesa Civil dá dicas de como se prevenir contra raios
Plano Emergencial de Catástrofes é lançado em reunião do GGIM

Baixa umidade e exposição ao sol preocupam Defesa Civil de Jundiaí

Baixa umidade e exposição ao sol preocupam Defesa Civil de Jundiaí

O outro alerta foi por conta do índice extremo de radiação UV, provocado por raios ultravioletas emitidos pelo sol. O índice chegou a 8 de uma escala de um a 10. A recomendação é para que as pessoas evitem a exposição aos raios solares. È recomendado protetor fator 50 para proteger a pele.

A temperatura também subiu nos últimos dois dias. Nesta quinta-feira (8), os termômetros chegaram a marcar 33 graus. A previsão é da chegada de uma frente fria no final de semana, com possibilidade de chuva no sábado (10) e domingo (11).

Ivan Lopes
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/08/defesa-civil-decreta-estado-de-atencao-e-alerta-contra-uv-extremo/
Leia mais sobre