Posse responsável de animais é o alerta da Cobema

Publicada em 06/10/2015 às 14:49

Em meio ao atendimento de cirurgias agendadas de castração nesta terça-feira (6), a Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobema) trabalhava também a análise de novas ações voltadas para a ampliação da posse responsável de animais na comunidade de Jundiaí.

LEIA MAIS
Bicicletas ganham “paraciclos” no Centro Histórico de Jundiaí
Em ação da Cobema, mutirão castra 300 animais no vetor oeste

Para Talissa, apoio é essencial mas pessoas não devem abandonar animais

Para Talissa, apoio é essencial mas pessoas não devem abandonar animais

“Essa é uma diretriz essencial do trabalho, definido pelo prefeito Pedro Bigardi para a questão animal”, explica o médico-veterinário Jonathann França Ribeiro, coordenador do serviço vinculado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

A importância do assunto foi destacada também pela jovem Talissa dos Santos, que levou um pequeno cachorro que encontrou abandonado para atendimento médico. “Eram dois, o outro morreu. Esse está com cinomose, mas está reagindo bem. É a primeira vez que venho buscar apoio na Cobema e achei importantíssimo esse trabalho. As pessoas não deviam abandonar uma vida”, afirmou.

Os atendimentos no local priorizam pessoas cadastradas em programas sociais da Prefeitura e também protetores independentes e entidades que atuam no setor.

Educação intensiva
O novo conceito de posse responsável está sendo aplicado até mesmo para as adoções de cães e gatos. Antes de receber um animal escolhido, interessados recebem visita técnica que pode até mesmo inviabilizar o processo. “A gente orienta sobre adaptações, como a cerca telada em casas ou apartamentos, e sobre o cotidiano do convívio”, acrescenta Jonathann.

O objetivo dos trabalhos da Cobema é esclarecer que um animal de estimação não é uma mercadoria que possa ser descartada e toda a população deve estar consciente de medidas de cuidado, inclusive castração, para o respeito à vida dos animais e ao próprio meio ambiente como um todo.

Um dos planos de cooperação envolve diálogo com a Secretaria de Educação, pelo Núcleo de Educação Socioambiental, e com a Secretaria de Saúde, pelo Zooeduca, para que o assunto possa ser introduzido em eventos na rede municipal de ensino. “Se as crianças crescerem conscientes da posse responsável, serão adultos mais conscientes”, afirma.

Animais descansam depois de cirurgias na Cobema

Animais descansam depois de cirurgias na Cobema

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/06/posse-responsavel-de-animais-e-o-alerta-da-cobema/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original