Começa a campanha ‘Outubro Rosa’ em Jundiaí

Publicada em 01/10/2015 às 16:30

Esta quinta-feira, 1º de outubro, foi marcada pelo início da campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama. Mais uma vez, a Prefeitura participa dessa campanha, com diversas atividades e ações alusivas à data, organizadas pela Secretaria de Saúde.

ACESSE O SITE E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância da campanha

O prefeito Pedro Bigardi destacou a importância da campanha

O Paço Municipal se vestiu de rosa para a cerimônia de abertura da campanha, que contou com a participação do prefeito Pedro Bigardi, da primeira-dama, Margarete Geraldo Bigardi, além de diversos secretários, agentes de saúde, servidores e moradores da cidade.

“Poucas cidades têm uma campanha tão forte e tão ativa como Jundiaí”, disse o prefeito Pedro Bigardi. “Desde 2012, o número de diagnósticos preventivos vem aumentando cada vez mais na cidade. Sabemos que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Isso é fruto das campanhas de conscientização e prevenção”, completou.

Os números mostram o impacto positivo da campanha. Em 2012, no mês de outubro, foram agendadas 1.985 mamografias. Em 2013, esse número saltou para 3.250. E, no ano passado, foram 3.485 solicitações no mês.

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, lembrou que o câncer de mama é a maior causa de morte de mulheres em todo o mundo e reforçou a importância do exame de mamografia. “Jundiaí adere com empenho à campanha e é importante estimular as mulheres a buscarem prevenção. O câncer de mama pode ser tratado e com o índice de cura alto desde que a detecção seja precoce”, frisou Casarin.

CONFIRA AS FOTOS

A servidora Giumara Pagano foi convidada para dar seu depoimento durante a cerimônia. Emocionada, ela falou sobre sua luta contra a doença. “Ainda estou passando pelo processo. Só estou aqui por causa da prevenção. Por isso, peço que todas as mulheres se vigiem e se orientem.”

A primeira-dama, Margarete Geraldo Bigardi, lembrou que o Fundo Social de Solidariedade entrou na campanha em 2013 e novamente a sede está iluminada de rosa. E fez questão de deixar sua mensagem. “Às vezes, a gente não encara a realidade. Mas não pode ser assim. Temos de falar sobre o assunto e valorizar a vida”, disse. E completou: “As mulheres precisam se conscientizar, fazer o autoexame e a mamografia. Vamos diminuir esse número de mortes por essa doença, que tanto nos assusta”.

A coordenadora da Mulher, Marilza Campos, e sua equipe distribuíram fitas rosas para todos que passaram pelo Paço Municipal.

LEIA TAMBÉM
Coordenadora da Saúde Mental participa de Simpósio
Faculdade de Medicina oferece curso gratuito de cuidado paliativo

Participaram ainda da cerimônia os vereadores José Adair, representando a Presidência da Câmara, e José Dias, além dos secretários Wilson Folgozi (Transportes), Cristiano Lopes (Esporte e Lazer), Pedro Galindo (Finanças), Alan Piccolo (chefe de Gabinete), José Carlos Pires (coordenador do GGIM), Renato Polli (Educação), Tércio Marinho (Cultura), Júnior Aprillanti (Obras), Marcos Brunholi (Agricultura, Abastecimento e Turismo), Mary Fornari Marinho (Gestão de Pessoas), Marcelo Lo Monaco (Escola de Governo), Jamil Yatim (Dae), Adilton Garcia (Procon), Eginaldo Honório (ouvidor municipal) e Vanderlei Victorino (assessor especial para Assuntos das Coordenadorias).

Servidores e população participaram da cerimônia

Servidores e população participaram da cerimônia

Programação
Durante todo esse mês de outubro, diversas unidades de saúde nos bairros estão com programação especial alusiva à data. Além disso, no dia 25, será realizada a já tradicional Caminhada Rosa, no Parque da Cidade.

Diversos prédios públicos, como o Paço Municipal, o Teatro Polytheama e o Fundo Social de Solidariedade receberam iluminação rosa para chamar a atenção para a campanha.

Em Jundiaí, são disponibilizados 2.500 exames preventivos por mês pelo Sistema Único de Saúde, e não há fila de espera.

Veja Mais

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/01/comeca-a-campanha-outubro-rosa-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original