Serra do Japi é apoio para ‘biologia multinacional’

Publicada em 18/09/2015 às 18:02

Com estudantes de oito países da América Latina (Brasil, Uruguai, Argentina, Equador, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Peru), uma expedição da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) mostrou, esta semana, que a base ecológica mantida pela Prefeitura de Jundiaí na Reserva Biológica Municipal (Rebio) da Serra do Japi segue sendo cada vez mais importante na pesquisa e formação científica dos estudos do ambiente natural.

“São alunos do penúltimo ano, porque é característica dessa universidade termos metade das vagas para os demais países sulamericanos”, explica o professor paulista Michel Garay, que passou por diversos lugares no mestrado e doutorado antes de fixar-se em Foz do Iguaçu.

LEIA TAMBÉM
Prefeito recebe livro científico sobre a Serra
Descoberta espécie inédita de rã na Serra do Japi
Serra do Japi é palco de curso de ecologia científica
Serra do Japi renova destaque com publicação botânica
Serra do Japi ganha repercussão mundial por aranhas ‘zumbis’

Estudantes de diversos países aprendem biologia na natureza do Japi

Vinculada à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a base criada em 1991 numa parceria da Prefeitura com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) praticamente junto com a própria Reserva Biológica Municipal, oferece aspectos importantes como o trabalho de campo, a hospedagem e o laboratório, além de técnicos como o biólogo Ronaldo Pereira. Mas o grupo mostrou que oferece outros aspectos menos evidentes.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO NOSSA SERRA

Observação e equipamentos formam parte do processo de futuros cientistas do continente

Os estudantes
Fátima Benitez, originária do sul do Paraguai, Patrício Reyes, com origem no norte da Argentina, e Pilar Hautatoca, originária da floresta amazônica do Equador, apontaram a diferença de ambientes como algo estimulante. Os dois primeiros conviveram muito com Chaco, espécie de pantanal quente da região central do continente, enquanto a terceira viveu o contato com a floresta tropical.

Um dos aspectos usados nos exercícios em Jundiaí foi o chamado gradiente de altitude (que na Serra vai de 800 a quase 1.300 metros) aplicado a hipóteses que passam desde a distribuição de espécies de samambaias até variedades de animais. No aprendizado de uso do método científico, a observação leva a hipóteses que envolvem dados e pesquisas até as conclusões replicáveis por outras pessoas.

O grupo de professores também contava com Luís Roberto Ribeiro Faria Júnior, Alexandre Vogliotti, Cleto Kanoski Peres e Cristian Antonio Riojas. Eles apontaram a importância da reserva biológica e da Serra como um todo, lembrando que o Parque do Iguaçu, por exemplo, é uma floresta estacional semidecidual (que também perde parte das folhas no inverno) mas a Serra do Japi representa uma presença maior da floresta ombrófila, densa e mais úmida, que já serviu de apoio para muitos conhecimentos científicos da biologia e da ecologia.

Fotos: Alessandro Rosman