Contêiner-oficina deixa a praça, mas ações continuam

Publicada em 18/09/2015 às 18:17

O Projeto Urbanismo Caminhável teve, nesta sexta-feira (17), a despedida do contêiner-oficina instalado no Largo da Matriz, que funcionou como um “laboratório de cidade”, entre os meses de maio e agosto. Mas as ações do projeto ainda seguem por mais algumas semanas com os preparativos para a instalação do segundo parklet (mini-praça), previsto para o Centro Histórico, os legados de mobiliário urbano, a elaboração de manuais técnicos para a cidade e as ações comunitárias estimuladas pela ação.

“Esse projeto foi concebido para ser temporário, gerando diversos subprodutos a serem desenvolvidos”, afirma a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí promove ações no Dia Mundial Sem Carro
Urbanismo Caminhável prepara novo ‘parklet’ no Centro

O contêiner sai, mas mobiliário urbano e propostas seguem

O contêiner sai, mas mobiliário urbano e propostas seguem

Custeado pela iniciativa privada dentro de contrapartida de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), mecanismo efetivamente implementado na gestão do prefeito Pedro Bigardi, o projeto contou com a coordenação do Instituto Mobilidade Verde, de Lincoln Paiva, da Zoom Urbanismo, de Guilherme Ostenblad, e do Escritório Thaísa Froes além da Contain (it).

Aumento de espaços de descanso e convívio é um dos destaques

Aumento de espaços de descanso e convívio é um dos destaques

Para a moradora Maria Gomes, frequentadora da região central, as intervenções com atividades desenvolvidas com estudantes, artistas e professores pelo projeto ao lado de outras ações da Prefeitura de Jundiaí melhoraram o ambiente para os moradores. Enquanto a filha buscava com a neta um sorvete na Galeria Bocchino, ela elogiou o banco-horta criado na praça e também todos os outros mobiliários urbanos como mesas e bancos.

“As pessoas precisam desses espaços de descanso, principalmente nos dias mais quentes. Ainda é pouco, mas foi uma mudança”, afirmou, observando que diversos bancos recentes do calçadão ficam lotados durante boa parte do dia.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/18/conteiner-oficina-deixa-a-pracam-mas-acoes-continuam/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original