Conselho da Serra do Japi inicia nova fase

Publicada em 08/09/2015 às 17:13

Em um novo mandato, o Conselho de Gestão do Território da Serra do Japi começa, em setembro, suas atividades oficiais de debates sobre as ações de conservação da parcela de Jundiaí, uma das mais importantes áreas de mata atlântica do Estado de São Paulo.

A sociedade civil ocupa a maioria dos assentos no conselho. Estão presentes Paula de Castro Siqueira, do Instituto dos Arquitetos; Hanah Souza da Fazenda Montanhas do Japi; e também moradores do território da Serra do Japi como Elci Maciejezak Bossi, Sílvia Vieira Cabrera Merlo, Yone Guatta Candioto e Maria Romilda G. Mariotti. E mais Dirceu Cardoso, do Sindicato dos Corretores de Imóveis; Fábio C.P. Lopes, da Associação Malota; Raquel Carnivalle, da ONG Coati; e Nivaldo Calegari, da Associação das Empresas e Profissionais Imobiliários.

LEIA TAMBÉM
Reunião detalha criação de ciclorrota
Urbanismo Caminhável compartilha manuais de marcenaria
Prefeitura testa proteção a bairros contra excesso de trânsito

A Serra do Japi, com 1/3 do território de Jundiaí, é alvo de atenções do conselho

A Serra do Japi, com 1/3 do território de Jundiaí, é alvo de atenções do conselho

De órgãos estaduais participam Cassiano Orlato, da Cetesb, e Eduardo Alvarez, da Escola Técnica Benedito Storani.

Pela Prefeitura de Jundiaí estão presentes José Cássio Catossi, da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente; Gilson Pichioli, da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia; Lourival Dantas Fagundes, da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo; e Thiago Cavalli, da Secretaria de Transportes.

No total, são quatro representantes da Prefeitura de Jundiaí, dois representantes do Estado de São Paulo, seis representantes da sociedade civil e quatro representantes de moradores.

Recursos hídricos são uma das prioridades dos grupos de trabalho

Recursos hídricos são uma das prioridades dos grupos de trabalho

A primeira mesa diretora ficou com Paula Siqueira (IAB) na presidência, Hanah Souza (Montanhas do Japi) na vice-presidência e José Cássio Catossi (Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente) na secretaria geral. A agenda de reuniões está sendo consolidada a partir deste mês.

Conservação
Um dos primeiros temas prioritários para debates no colegiado é a questão da água. A Câmara Técnica de Recursos Hídricos vai ser presidida por Lourival Dantas Fagundes (Agricultura), contando ainda com Eduardo Alvarez (Centro Paula Souza), Raquel Carnivalle (Coati) e Thiago Cavalli (Transportes), incluindo ainda o suplente Felipe Magro.

Outro grupo de apoio, a Câmara Técnica de Uso e Ocupação do Solo, vai ser presidida por Nivaldo Calegari (Proempi), contando ainda com Yone Guatta Candioto (Santa Clara), Sílvia Merlo (moradora), Raquel Carnivalle (Coati), Hanah Souza (Montanhas do Japi) e Dirceu Cardoso (Sciesp).

Biodiversidade
Com 200 quilômetros de área tombada em 1983 pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio (Condephaat) depois de intensas manifestações ecológicas nos anos anteriores, a Serra do Japi tem quase metade de sua área em Jundiaí e o restante dividido entre Cabreúva e partes também em Cajamar e Pirapora do Bom Jesus. No caso de Jundiaí, a legislação municipal também criou áreas de amortecimento urbano na Ermida, na Malota e na Terra Nova além de uma Reserva Biológica Municipal (Rebio) com 20 quilômetros quadrados, criada em 1991.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/09/08/conselho-da-serra-do-japi-inicia-nova-fase/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original